A Sony Honda Mobility - joint-venture anunciada no ano passado entre a empresa de eletrônicos e a fabricante de veículos - aproveitou a CES 2023 para revelar ao público duas grandes novidades: o lançamento de marca Afeela e o protótipo do primeiro carro da parceria.
Afeela segue a tradição japonesa de criar nomes, de carros e marcas, bem diferentões e com base em palavras estrangeiras. Neste caso, a inspiração da Sony Honda foi a palavra em inglês "feel", que em tradução livre tem o mesmo sentido de sentir ou tocar.
Mas voltando ao Afeela "número 1": segundo a Sony Honda, o conceito elétrico mostrado na CES 2023 servirá de base para o modelo de produção, que terá a pré-venda aberta em 2025, com entrega das primeiras unidades previstas para 2026.
Dentro da parceria entre as duas empresas, o desenvolvimento do novo carro é em conjunto. Mas a produção ficará à cargo da Honda. A curta ficha técnica não dá muitas informações sobre o conjunto motriz, se limitando a informar que o carro terá tração integral.
Por outro lado, destaca que o protótipo tem 4,90 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,46 m de altura e 3 m de entre-eixos. São medidas bem semelhantes às do Honda Accord de 10ª geração, vendido no Brasil até o início do ano passado.
O carro da Afeela será muito tecnológico. Do lado de fora, um painel vai exibir informações do veículo e ainda permitir a interação com pedestres e outros motoristas.
Por dentro, telas de alta resolução se estenderão de uma ponta a outra do painel para exibir informações do sistema de entretenimento e as imagens dos retrovisores, fornecidas por câmeras.
Compatível com 5G, o protótipo tem um total de 45 câmeras e sensores para monitorar o interior e o exterior do veículo. Tudo é necessário para fornecer informação para o sistema de direção autônoma de nível 3, o mais avançado atualmente já disponível nos carros de produção.
Sem citar diretamente o console PlayStation, a Sony Honda ressalta ainda que o carro da Afeela terá ênfase também nas opções de entretenimento, com uma interface gráfica baseada na Unreal Engine, da Epic Games. Tudo isso controlado por chips Snapdragon, da Qualcomm - normalmente vistos em smartphones de ponta.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.