Alguns modelos começam 2025 sob forte pressão. Isso porque tiveram desempenho fraco em 2024, não atenderam às expectativas ou mesmo registraram queda de vendas na reta final do ano. Por isso, montamos uma lista dos cinco carros que precisarão fazer, nos próximos 365 dias, muito mais do que fizeram no ano passado.
Importante já destacar que os números de emplacamentos utilizados nessa matéria são os do dia 30 de dezembro de 2024, da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ou seja, ainda poderão sofrer algumas alterações - mas nada expressivo.
O Honda ZR-V não decolou em 2024. Quando lançado, a expectativa da marca japonesa era de emplacar mil unidades por mês, um número relativamente baixo - especialmente pelo fato de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, concorrentes diretos, superarem com frequência a casa dos 4 mil emplacamentos.
No entanto, em nenhum mês o ZR-V atingiu sua meta. Nos oito primeiros meses, transitou na casa das 300 unidades, e atingiu 500 exemplares comercializados no melhor mês.
Em setembro, outubro e novembro, com uma estratégia que a Honda normalmente não adota, que é a de investir em vendas diretas, o ZR-V passou dos 700 emplacamentos, mostrando sinais de recuperação. Mas, em dezembro, parece que o comportamento do início do ano voltou: apenas 299(*) unidades foram vendidas até o dia 30.
O Peugeot 208 entrou na lista especialmente pelos números fracos de vendas na reta final de 2024. Em outubro, novembro e dezembro, ficou abaixo das mil unidades mensais emplacadas - lembrando que, em julho, mais de 2.300 unidades do modelo foram comercializadas.
O que chama a atenção é que o Peugeot 208 é reconhecidamente um bom produto: é frequentemente posicionado entre os melhores hatches de entrada do Brasil. Sua reestilização o ajudou a se destacar ainda mais. Fato é, porém, que este reconhecimento não tem se refletido nas lojas. E isso precisará mudar em 2025.
A BYD Shark entra em 2025 ainda precisando mostrar mais. A pressão aqui não é tão forte ainda, pois o modelo está começando sua jornada no mercado brasileiro - foi lançado em outubro. Vale lembrar que a bruta híbrida plug-in é importada da China, mas a expectativa é que em algum momento seja feita no Brasil - ou na futura fábrica da marca chinesa.
No entanto, alguns números mostram que ainda existe muito a ser feito para, pelo menos, brigar com Volkswagen Amarok, Mitsubishi Triton e Nissan Frontier no ranking das picapes médias mais vendidas. Um exemplo foi novembro, quando apenas 49 unidades da Shark foram emplacadas - número distante das 143 unidades vendidas em outubro. Em dezembro, no entanto, os números não empolgaram: somente 113(*) unidades comercializadas.
Falando em picapes, a Nissan Frontier foi uma decepção na reta final de 2024. É fato que a caminhonete da marca japonesa nunca esteve próxima de Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 no ranking das picapes médias, mas de janeiro a setembro seus números de emplacamentos oscilaram entre 700 e pouco mais de mil unidades.
No entanto, no último trimestre do ano, a Frontier teve uma queda forte de vendas. Em outubro, foram apenas 344 picapes vendidas; em novembro, 378; e em dezembro, 478(*). Levando em consideração que a Amarok voltou a ter números saudáveis de vendas, a L200 mudou completamente (e agora chama-se apenas Triton), e a Fiat Titano cresceu em vendas na reta final do ano, a bruta da Nissan entra em 2025 sob forte pressão para retomar os números do início de 2024.
Fechamos a lista com o BYD Yuan. O SUV se tornou um completo coadjuvante no ano intenso da marca chinesa, com números de emplacamentos extremamente modestos. E ao contrário dos outros modelos da "Build Your Dreams" (significado da sigla BYD e que, em tradução livre, significa "construa seus sonhos"), em nenhum momento deu sinais de que poderia ser protagonista.
De acordo com os números da Fenabrave, setembro foi o melhor momento do modelo, com 364 emplacamentos. No entanto, frequentemente o Yuan transitou na casa das 200 unidades vendidas, e em alguns meses baixou para o patamar de apenas 100 unidades. Ou seja, 2025 começa com o SUV da BYD sob forte pressão.
Quem mais, na sua opinião, pode brilhar em 2025? Comente!