Honda WR-V: tudo sobre o SUV que chega em 2025

Desenvolvido na Índia, SUV subcompacto chegará em 2025 para ser o utilitário mais acessível da Honda no mercado nacional

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Honda WR-V: tudo sobre o SUV que chega em 2025
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Honda foi mais uma fabricante a anunciar um investimento bilionário no Brasil. Dentro desse pacote, a marca já confirmou o que irá produzir aqui - a partir do segundo semestre de 2025 - o novo WR-V. O modelo será mais um carro desse "novo segmento" de SUVs subcompactos, rival direto de Fiat Pulse, do Renault Kardian e do futuro Volkswagen Tera, outra grande promessa do ano que vem.

Mas não tem nada a ver com o carro que era derivado do Fit de terceira geração, muito menos com o SUV exclusivo para o sudeste asiático - seu nome original é Elevate. Este das fotos é um modelo global, desenvolvido na Tailândia e que é produzido desde meados de 2023 na Índia.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Uma curiosidade é que esse Elevate, apesar de ser pensado para mercados em desenvolvimento, é oferecido pela Honda no Japão. Lá ele se chama WR-V e, veja só, é o SUV mais barato da marca.

O novo WR-V é um típico SUV, com visual de "caixote" e dimensões parecidas com as do HR-V
Crédito: Divulgação
toggle button

Novo WR-V: por dentro e por fora

Feito sobre a mesma plataforma do City, o novo WR-V também será o SUV de entrada da Honda aqui no Brasil.

Ele terá 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,65 m. Ou seja: é maior que modelos como Volkswagen Nivus e Chevrolet Tracker, e tem quase as mesmas dimensões externas que o HR-V feito no Brasil.

Por outro lado, olhando para o painel de linhas mais simples, fica claro que ele é menos sofisticado, apesar da presença do painel com tela digital configurável de sete polegadas, dos materiais macios ao toque nas versões mais caras e da central multimídia com tela flutuante de 10,25 polegadas.

A promessa é de um carro com espaço interno bem amplo: o porta-malas tem 458 litros de capacidade
Crédito: Divulgação
toggle button

A Honda ressalta, ainda, que um dos pontos fortes do carro é o bom aproveitamento de espaço. O porta-malas, por exemplo, tem 458 litros - são impressionantes 104 litros a mais que o do HR-V.

Mesmo as versões mais baratas deverão ter itens como faróis de LED, chave presencial, ar-condicionado automático com saídas para os bancos traseiros e seis airbags.

E também não falta no carro indiano - ainda que só na versão topo de linha - o pacote tecnológico Honda Sensing, com assistente de manutenção e centralização em faixa, controlador adaptativo de velocidade, alerta de colisão com frenagem autônoma e monitor de ponto cego LaneWatch.

O painel tem linhas menos sofisticadas que as do HR-V, mas a lista de equipamentos é grande
Crédito: Divulgação
toggle button

Qual é o motor do novo Honda WR-V?

A única opção de motorização do WR-V produzido na Índia é um 1.5 a gasolina com injeção multiponto, que desenvolve 121 cv de potência. Esse propulsor pode ser combinado com um câmbio automático CVT ou com um manual de seis marchas.

No Brasil, esse 1.5 multiponto deve sair de cena e ser substituído pelo motor usado atualmente nos modelos City e HR-V brasileiros... Que também é um 1.5 aspirado e da mesma família do propulsor do carro indiano, mas flex e mais potente (126 cv), por conta da injeção direta de combustível.

Outra novidade que deverá estrear no WR-V brasileiro é o conjunto motriz híbrido-flex. Será uma variação local do sistema e:HEV já usado no mercado asiático no City, combinando um propulsor 1.5, que funciona em ciclo Atkinson, com um motor elétrico - para desenvolver a potência combinada de 126 cv. Na Índia, o City híbrido calibrado para gasolina registra consumo médio de até 26,5 km/l.

O WR-V original foi desenvolvido no Brasil e produzido entre 2017 e 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

O primeiro Honda WR-V

O WR-V foi lançado no mercado brasileiro em 2017. Desenvolvido pela filial brasileira, combinava a carroceria e conjunto motriz do Fit de terceira geração com componentes mecânicos de suspensão do HR-V.

O SUV foi produzido até 2021 em Sumaré (SP) e levado também para a Ásia, onde permaneceu em produção por mais tempo até ser substituído por dois modelos - um deles é o Elevate.

E éxiste um outro modelo também conhecido pelo nome WR-V, mas que nada tem a ver com o WR-V pioneiro ou com o novo SUV vendido no Japão. É um SUV compacto com porte de Fiat Pulse, feito na Indonésia para os mercados do sudeste asiático.

Quanto vai custar o novo Honda WR-V?

É de se imaginar, portanto, que o novo WR-V fique exatamente na diferença de preços entre as versões mais caras do City (que terminam em R$ 145 mil) e as intermediárias do HR-V (que hoje encostam nos R$ 165 mil).

O WM1 existe para confirmar esse tipo de notícia, mas também para soltar informações precisas para garantir credibilidade e confiança ao comprador e vendedor de automóveis e motocicletas.

Fontes ligadas à Honda puderam confirmar ao nosso time de reportagem que a ideia é fazer o crossover voltar exatamente nesta faixa de preço - e, de fato, com duas versões. As duas iniciais, com motor aspirado, devem manter os sobrenomes EX e EXL - assim como as versões de City e HR-V.

Futuramente, o Honda WR-V híbrido deve surgir para estrear a configuração Touring. Foi exatamente dessa maneira que o HR-V foi lançado por aqui, em 2022: primeiro as variantes aspiradas, depois as duas turbinadas e mais avançadas.

Veja mais

    Vídeo relacionado

    Comentários