Em janeiro deste ano, o WM1 adiantou o fim da produção, na Argentina, da SpaceFox, batizada de Suran no mercado vizinho. Agora, a Volkswagen finalmente retira a station wagon do seu configurador oficial, confirmando o fim das vendas. A perua abre espaço para um novo modelo na linha de montagem.
Foram 10 meses entre o encerramento da fabricação e o fim total dos estoques, confirmado pelo número de vendas no último mês. Se no ano foram 1.744 unidades comercializadas, em setembro foram registrados apenas três emplacamentos do modelo.
E o que vem por aí? Bom, a proposta "familiar" da SpaceFox já foi "ocupada" pelo T-Cross, primeiro SUV compacto da marca e categoria responsável pelo fim das peruas e o desinteresse por hatches médios. No entanto, o espaço na fábrica será ocupado por outro utilitário esportivo.
A fábrica de Pacheco, na Argentina, será responsável pela fabricação, em 2020, do Tarek, SUV concorrente direto ao Jeep Compass. Sendo assim, será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan.
Sem falar do T-Sport, um SUV-Cupê baseado no Polo que será lançado entre 2020 e 2021. No total, a Volkswagen pretende contar com cinco SUVs em sua gama no Brasil.
No último ano, a SpaceFox foi vendida apenas na versão Trendline com motor 1.6 flex de 104 cv com opções de câmbio mecânico ou automatizado. Os preços começavam em elevados R$ 66.190.
No entanto, na Webmotors ainda é possível encontrar uma oferta de unidade nova, na cidade de Araxá (MG) por R$ 58.990.
A perua foi lançada em 2006. Tinha conveniências para sua "proposta família", como mesinha tipo avião. Desde a estreia, porém, usou basicamente o mesmo conjunto mecânico. Ao menos, passou por duas reestilizações, em 2010 e 2015.
Recentemente a própria Volkswagen deixou de importar a Golf Variant. Sendo assim, agora a empresa não tem mais nenhuma representante no segmento de peruas, deixando o mercado apenas para a Fiat Weekend, vendida apenas sob encomenda de frotistas.