O Tiggo 7 Sport é um dos SUVs mais disputados do mercado brasileiro atualmente graças ao seu preço extremamente competitivo e custo-benefício alto. Não por acaso, sua fila de espera chegou a 150 dias – hoje está em aceitáveis 30 dias, somente.
O modelo comercializado pela Caoa Chery no Brasil, no entanto, não é o mesmo do vendido pela Chery na China. Lá, o SUV tem um desenho novo, mais moderno, e uma configuração híbrida plug-in disponível.
Nós, do WM1, tivemos a oportunidade de conhecer esse novo Tiggo 7 Sport durante o Salão de Guanzhou, na China.
Como não poderia ser diferente, o design do Tiggo 7 Sport chamou a atenção logo de cara. A dianteira tem faróis mais afilados, grade em black piano com textura em colmeia, e um "Chery" tatuado no capô, deixando uma inspiração clara nos SUVs da Land Rover.
Nas laterais, as caixas de rodas são grandes, e a linha de cintura é bem alta, reduzindo a área envidraçada e agregando mais músculos ao Tiggo 7 Sport. Vale destacar a total ausência de frisos e a presença de maçanetas embutidas.
Já na traseira é possível ver um pouco do Tiggo 7 Sport que é vendido atualmente pela Caoa Chery aqui no Brasil. O modelo exibe lanternas afiladas e unificadas por uma barra (também iluminada), posicionadas logo abaixo do vidro traseiro. O resultado é uma traseira mais alta.
Por dentro, o acabamento chama a atenção. Todos os materiais são agradáveis ao toque, e a qualidade da montagem salta aos olhos. Não há rebarbas ou espaços entre as partes.
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A ausência de botões torna o interior bem minimalista. A tela da central multimídia é grande, e está posicionada na vertical. O volante multifuncional tem botões touch, e o painel de instrumentos é uma tela configurável que remete muito aos painéis de veículos elétricos.
Com relação aos conjuntos mecânicos, o novo Tiggo 7 Sport tem duas opções: uma 100% a combustão, que utiliza motor 1.6 turbo de quatro cilindros, a gasolina somente, que entrega 197 cv de potência máxima e torque de 29,5 kgf.m. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Já a configuração híbrida casa um propulsor 1.5 aspirado de quatro cilindros, também só a gasolina, que desenvolve 156 cv de potência máxima e 22,4 kgf.m de torque, e um segundo bloco elétrico de 204 cv e 31,6 kgf.m. Juntos, geram 360 cv e 54 kgf.m de torque.
Já as dimensões, por mais incrível que possa parecer, mudam de acordo com a configuração do sistema de propulsão. O totalmente a combustão tem 4,53 metros de comprimento, com 2,67 m de distância entre os eixos, 1,67 m de altura e 1,86 m de largura. O híbrido plug-in, por sua vez, tem 4,54 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,67 m de altura e 1,89 m de largura.