A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira as primeiras imagens da nova geração do Tiguan. O modelo que deixou de ser vendido no Brasil em 2021, mas que deixou saudades e frequentemente tem seu retorno ventilado, terá uma nova plataforma, nova central de entretenimento, mais tecnologia, e uma configuração híbrida plug-in com maior autonomia rodando apenas no modelo elétrico – a marca fala em até 10 km.
O novo SUV da Volkswagen, que deverá ser revelado por completo ainda no final deste ano, será equipado com a plataforma MQB Evo, que na realidade é uma evolução da multifuncional plataforma MQB, e que já está presente no Golf Mk8, por exemplo.
Com essa nova plataforma, o Tiguan ficará 3,2 centímetros maios (4,55 metros de comprimento), mas manterá a atual distância entre os eixos de 2,68 metros, e a mesma largura de 1,94 metro. Quem ganha com estes centímetros extras é o porta-malas, que passará a oferecer 648 litros – 33 litros a mais em comparação ao modelo atual.
Outra novidade importante que a Volkswagen promete para o Tiguan 2024 é a introdução de amortecedores adaptativos de nova geração controlados pelo mesmo 'gerenciador de dinâmica do veículo', que está presente no Golf GTI, faróis de matriz IQ.LIGHT HD, interior completamente redesenhado e sistema de massagem nos bancos dianteiros.
O interior totalmente novo receberá também nova tela sensível ao toque de 15 polegadas (dependendo da variante) que abriga todos os itens de infotainment usuais, bem como os controles climáticos. Todos executados por um sistema operacional de nova geração que promete gráficos mais nítidos e, claro, processamento mais rápido.
A cabine também receberá uma série de novos materiais de alta qualidade e um console central totalmente retrabalhado para oferecer muito mais espaço para os “trecos” que motorista e passageiros levam, principalmente movendo o seletor de marchas até a coluna de direção, seguindo uma tendência introduzida pela família de veículos 100% elétricos, ID – lembrando que o ID.4 será o primeiro veículo totalmente elétrico da Volks a ser vendido no Brasil, e o ID.Buzz, a Kombi elétrica, deverá ser o segundo...
"Componentes de tecnologia de ponta interagem perfeitamente no MQB Evo: uma nova geração de acionamentos híbridos plug-in com alcance elétrico de até 100 quilômetros, provavelmente o melhor controle de chassi ativo em seu segmento, qualidade interior premium e um sistema de infoentretenimento igualmente novo e intuitivo entregam tudo o que os motoristas esperam da Volkswagen”, disse Kai Grünitz, membro do conselho de administração da VW para desenvolvimento técnico.