A Toyota do Brasil anunciou nesta quarta (18/5) o retorno do Camry ao Brasil com uma super novidade: a partir de agora o carro será híbrido. Com isso, a marca expande sua linha de veículos eletrificados, que já conta com Corolla, Corolla Cross e RAV4 - os dois primeiros com versões hibridas e o terceiro somente com essa configuração. O Toyota Camry 2023 chega oficialmente nesta semana em todas as lojas da marca no Brasil.
Importado em configuração única, a XLE, o modelo chega com motor 2.5 de quatro cilindros combinado a três motores elétricos, que juntos entregam 211 cv de potência - o motor a combustão tem 178 cv e 22,5 kgf.m de torque, enquanto os elétricos oferecem juntos 120 cv e 20,6 kgf.m de torque, embora só a potência total combinada (de 211 cv) seja divulgada.
O sedã vem com transmissão automática eCVT, que oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, que se adaptam ao estilo do motorista e, principalmente, ao tipo de terreno - e entregam mais ou menos potência, além de maior eficiência e rodagem mais sustentável.
Com tração dianteira, o Camry é equipado com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente, também com barras estabilizadoras, na traseira, o que ajuda o carro a entregar maior firmeza ao volante.
O sedã também passou por leves atualizações no design frontal, com o alongamento da área central que se estende do capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama e novos detalhes cromados nas laterais do para-choque. Outra novidade são o jogo de rodas de 18 polegadas de liga leve, mais "esportivas e dinâmicas", na visão da Toyota.
Para garantir ainda mais sofisticação e conforto, o novo Camry híbrido vem com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium, além de volante e a manopla de câmbio com apliques do material, além de detalhes em prata - igualmente utilizados nas maçanetas.
O Camry ainda vem com painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira e adornos cromados. E, para oferecer ainda mais requinte, exclusividade e personalidade, incorpora ao pacote teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LEDs.
O carro também vem com o TSS, o Toyota Safety Sense – o famoso pacote de segurança ativa da marca, que agrega alerta de mudança de faixa com condução assistida (LDA); sistema de pré-colisão frontal (PCS); controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); faróis altos automáticos (AHB) e sistema de frenagem automática de emergência com detecção de automóveis.
Mas não acabou: o modelo também vem com nove airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina, dois laterais para o assento traseiro e um de joelho para o motorista); controle de tração e de estabilidade; assistente de partida em rampa; freios ABS com EBD; luzes de freio de emergência (EBS), alerta de ponto cego e dois pontos de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis.
Aqui vamos lembrar que o agora híbrido da Toyota oferece sistema de entretenimento por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela tátil em HD de nove polegadas, que tem rádio, MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets via espelhamento de apps de navegação e música por Android Auto ou Apple CarPlay - com fio.
Já o computador de bordo no quadro de instrumentos vem com tela TFT colorida de 7 polegadas - e portanto não é 100% digital. Apesar disso, a Toyota também lembra que o Camry oferece ar-condicionado digital de três zonas e um bacanudo assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação.