A Toyota confirmou que venderá um compacto híbrido flex no mercado brasileiro. A afirmação é de Masahiro Inoue, CEO da empresa para América do Sul e Caribe, e foi feita em entrevista à Folha de S. Paulo. E o veículo em questão deverá ser o Yaris Cross. A derivação estreia no país em 2024.
“No Brasil teremos um carro pequeno com tecnologia híbrido flex”, afirmou Inoue, sem, no entanto, dizer qual é o modelo em questão. Todavia, segundo apurado, a tendência é de que, sim, seja o Yaris Cross.
O Brasil já teria o modelo após sua reestilização de meia-vida. Para contar com motorização híbrida, o SUV compacto será feito sobre a plataforma TNGA-B, uma variante da base do Corolla para compactos.
Além de comercializar o modelo híbrido, a Toyota o produzirá no Brasil, na fábrica de Sorocaba (SP). O crossover tem 4,19 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,56 m de entre-eixos.
Com a nacionalização do Yaris Cross, a Toyota abre espaço ainda para a nova geração da linha Yaris no Brasil. O Yaris brasileiro atual é o mesmo modelo vendido na Tailândia. E é construído a partir da plataforma Entry Family Car (EFC).
Por aqui, o Yaris Cross deverá ter o mesmo 1.8 Hybrid do Corolla, que casa com transmissão do tipo CVT. Além disso, também terá opção com motor 1.5 flex, também atrelada a um câmbio CVT.