O Corolla Cross é o grande fenômeno de vendas deste início de 2025. Depois de emplacar somente 1.826 unidades em janeiro, o SUV médio da Toyota ligou o turbo em fevereiro registrou 5.351 novos carros comercializados. Agora, em março, o ritmo do modelo da marca japonesa nas concessionárias continua de assustar a concorrência.
De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos restando menos de 10 dias para fechar o mês, o Toyota Corolla Cross já emplacou 3.743 unidades, sendo o segundo SUV mais vendido do país no período, ficando atrás somente do Volkswagen T-Cross (4.162 emplacamentos).
Com este ritmo, o Toyota, que já incomodava muita gente, passou a preocupar um número maior de rivais. Em outas palavras, p Corolla Cross é hoje o SUV mais temido do Brasil (pelos adversários). O Jeep Compass, seu adversário direto e SUV médio mais vendido de 2024, acaba de ser desbancado como o mais emplacado da categoria exatamente pelo Corolla Cross. Enquanto o Toyota acumula 10.920 utilitários esportivos comercializados, o Compass tem 10.910 - diferença mínima de 10 unidades.
Os bons números de vendas do Corolla Cross também colocando o SUV em uma posição extremamente privilegiada. O SUV da Toyota entra no top 5 dos SUVs mais comercializados do país neste início de ano. Ficando atrás apenas do T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V e Chevrolet Tracker.
Por fim, vale ressaltar que o Corolla Cross começa a ameaçar também Creta, HR-V e Tracker. No final de fevereiro, ainda de acordo com dados da Fenabrave, a distância do Toyota para o SUV da Chevrolet era de 2.274 unidades, e agora é de apenas 1.030 SUVs. Para o HR-V, o "buraco" que era de 1.888 em fevereiro hoje está fixada em 1.238. Já para o Creta a caminhada é mais longa, mas também está diminuindo. Passou de 2.934 no final de fevereiro para atuais 1.819 unidades.
Faltam menos de dez dias para acabar o mês de março e os SUVs compactos Tracker, HR-V e Creta têm maiores chances de ampliar a venda, especialmente por serem modelos mais baratos que o Corolla Cross. No entanto, dentro do cenário atual, hoje o Toyota é sim o SUV mais temido do Brasil.