Depois de anos de especulações - e conforme antecipado por aqui na semana passada -, finalmente a Toyota revelou aquele que deverá ser seu SUV compacto para o Brasil: o novo Yaris Cross.
Apresentado neste final de semana na Indonésia, ele é diferente do modelo vendido na Europa, será um pouco maior que os atuais SUVs compactos que conhecemos e ainda terá fabricação nacional - será feito em Porto Feliz (SP).
Além disso, fontes ligadas à marca garantiram ao WM1 que o modelo terá versões híbridas. Vale dizer que a empresa fez investimentos em suas plantas paulistas para a produção desse carro.
O carro é ligeiramente maior do que os principais concorrentes - e aqui falamos de Honda HR-V, Fiat Fiat Fastback, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e companhia.
Feito sobre a plataforma DNGA - uma versão mais simples da TNGA de Corolla e Corolla Cross - o SUV tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - para comparação, o novo HR-V tem 4,34 m, 1,79 m, 1,59 m e 2,61 m, respectivamente.
Visualmente, o carro traz elementos que vemos em Corolla Cross e RAV4 (a traseira é claramente inspirada na do SUV grande) e até alguns detalhes parecidos com o SUV Highlander, que é oferecido nos EUA.
Nós do WM1 gostamos do visual e acreditamos que o modelo fará sucesso por aqui.
Por dentro, na única imagem revelada, é possível reparar que o SUV bebeu da mesma fonte que criou a versão sedã. Entre os equipamentos, destaque para o painel de instrumentos digital; tela da central multimídia em posição "flutuante" (são 10,1 polegadas) e para alguns itens de segurança como os seis airbags, sensor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico e controle de tração e estabilidade.
Lá fora, o carro foi apresentado com duas opções de motorização. A mais básica une um motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgf.m de torque a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas ou a uma automática CVT.
Nas variantes mais sofisticadas, o Yaris Cross tem um sistema híbrido, que combina um motor 1.5 de 80 cv a um elétrico de 90 cv - apesar disso, a marca não deu detalhes sobre esta motorização, muito menos seus dados de consumo.
Mas vale deixar uma observação: de acordo com a imprensa asiática, o novo Yaris Cross ainda vai receber outro conjunto híbrido, chamado de "e-Smart Hybrid" - nesta configuração, é o motor elétrico que move o carro, enquanto o motor a combustão funciona como gerador de energia.
A Toyota ainda não confirma oficialmente, mas este deverá ser o carro da marca que irá disputar o acirrado segmento de SUVs compactos por aqui. Até agora, a empresa se limita a dizer que fará um "modelo compacto com motorização híbrida flex" no local. A confirmação deve acontecer em breve.