Muito tem se falado que o Volkswagen Gol voltará ao mercado brasileiro. A marca alemã desconversa e nega um retorno do carro que foi, por 27 anos, o mais vendido do país.
A verdade, no entanto, é que alguns indícios nos levam a acreditar que, sim, o Gol tem boas chances de retornar. Não como um hatch, mas como um SUV subcompcato que ficaria posicionado logo abaixo do Nivus. Mas vamos aos fatos...
No fim de janeiro deste ano, o perfil oficial da Prefeitura de Taubaté, cidade no interior de São Paulo onde a Volkswagen fabrica somente o Polo Track, publicou um post anunciando que o Gol voltaria a ser produzido na planta local a partir de 2025. E, para a isso, a Volks investiria R$ 1 bilhão na unidade.
A marca alemã, no entanto, desmentiu categoricamente a informação, dizendo que o post era uma “Fake News”.
O interessante é que o post fala ainda que o novo Gol terá duas versões, e que os preços ficarão entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, algo aparentemente equivocado, pois os valores definem exatamente a faixa de preços atual do Nivus.
Em novembro do ano passado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região revelou que havia entrado em um acordo com a Volkswagen, com validade até 2028, no qual a marca passaria a produzir um SUV inédito em Taubaté.
Pois bem. Muito antes desta informação, a imprensa especializada já especulava que o Gol poderia voltar - mas não como um hatch, e sim como um sedã.
No release divulgado nesta quinta-feira (1°) referente ao investimento de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, há a informação de que mais um carro será produzido na fábrica de Taubaté. E que este novo produto será "100% desenvolvido no Brasil".
Se realmente voltar, o Gol terá desenvolvimento local, com foco na região da América Latina, onde sempre foi comercializado e obteve grande sucesso em vendas.
Neste mesmo evento referente ao anúncio de investimento bilionário, o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, voltou a desmentir e classificar como “Fake News” o post da Prefeitura de Taubaté de que o Gol voltaria a ser produzido.
Porém, ao se referir ao novo carro que será fabricado lá, o executivo usou a palavra "icônico". Convenhamos que nada é mais "icônico" para a Volkswagen do Brasil do que o Gol, já que nem mesmo o Fusca teve o mesmo sucesso de vendas que o hatch.
Não é possível cravar que o Volkswagen Gol irá renascer das cinzas, mas há alguns indícios que nos levam a acreditar que a volta do modelo não seria nenhum absurdo. Não como um hatch, mas sim como o SUV subcompacto.