Responsável por desbancar o Toyota Corolla Cross e se tornar o carro híbrido mais vendido do Brasil nos dois últimos meses, o GWM Haval H6 ganhou novo design...na China. Isso mesmo, o SUV que desembarcou por aqui há cerca de quatro meses já tem um visual repaginado em seu país de origem.
No mercado brasileiro, o H6 continuará sendo comercializado com o design atual, e uma mudança poderá acontecer somente daqui algum tempo com a chegada da nova geração do modelo, que provavelmente será baseada no conceito GWM Haval B07, revelado em abril deste ano no Salão de Xangai, na China.
Em linhas gerais, o facelift fez seu trabalho: mudar o visual, mas sem mudar muito. Os faróis, por exemplo, continuam afilados, e a grade bem ampla. No entanto, a disposição dos elementos faz com que o “novo” H6 fique com uma frente mais empinada, sugerindo ao SUV um porte superior – algo que sempre cai bem para um utilitário esportivo.
O desenho das rodas de liga leve também é novo, e as laterais continuam com uma linha de cintura alta e área envidraçada ampla. Há vincos marcantes somente no rodapé das portas. E uma característica dos carros chineses foi mantida: apliques cromados em busca de um requinte extra.
Curiosamente, imagens da traseira do Haval H6 reestilizado não foram divulgadas – apenas da dianteira e do teto, que escancara um teto-solar que não chega a ser panorâmico. No entanto, por essa imagem “aérea” podemos ver lanternas que invadem parte da lateral e mantêm posição horizontal, adentrando à tampa do porta-malas.
A linha do tempo para a próxima geração do GWM Haval H6 ainda é um pouco nebulosa, mas como as marcas de automóveis chinesas continuam a desenvolver suas ofertas de produtos e reduzir os ciclos de vida dos modelos tradicionais para menos de cinco anos, o substituto do atual H6 poderá aparecer definitivamente a partir de 2025.
Conhecido como Xiaolong Max PHEV, o GWM Haval B07 é baseado em uma nova arquitetura de plataforma híbrida Hi4 e alimentado por um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros apoiado por até dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 20 kWh em um trem de força híbrido plug-in.
O conceito B07 é considerado interessante para pouco mais de 100 km de direção 100% elétrica e um impressionante alcance combinado de 1.200 km.
Apresentando um design interior sofisticado com três grandes displays digitais abrangendo todo o painel, além de dois carregadores de smartphone sem fio, o GWM Haval B07 é cerca de 105 milímetros mais longo que o atual H6 e, combinado com uma distância entre eixos 22 milímetros mais longa, deve fornecer mais espaço interno também.
No Brasil, o Haval H6 é vendido em duas versões de acabamento, a de entrada Premium E-Atraction, que parte de R$ 214 mil, e a Premium AWD E-Atraction, que não sai por menos de R$ 269 mil. O SUV também é oferecido em uma carroceria cupê chamada de H6 GT, que custa R$ 315 mil e entrega uma pegada mais esportiva.
Com informações da Carsales.