Em entrevista ao WM1, Mike Peyton, vice-presidente da Mini para as Américas, revelou na tarde desta quarta-feira (29) que a marca vai atualizar seu portfólio de produtos no Brasil.
Serão quatro lançamentos neste primeiro momento - considerando o segundo semestre - e mais alguns outros em 2025.
Por enquanto, quatro novidades estão confirmadas. Abaixo, fizemos uma lista que explica quais serão esses quatro primeiros lançamentos e contamos um pouco sobre as características de cada um.
O primeiro a chegar, entre julho e agosto, é a nova geração do Mini Countryman, o SUV compacto da empresa, em sua configuração 100% elétrica, chamada de All4 S E.
Relembre, nesse texto, algumas de suas características. O modelo tem nada menos que 313 cv de potência e 50,3 kgf.m de torque, além de tração integral. A autonomia declarada é de até 433 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.
Comparado ao anterior, o carro cresceu. Agora mede 4,43 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura. Com isso, o maior modelo da Mini consegue oferecer mais espaço interno. O porta-malas tem capacidade para até 1.450 litros com os bancos traseiros rebaixados.
O segundo a chegar é o Mini Cooper S, a versão a combustão da nova geração do modelo. Revelado no começo desse ano lá fora, o carrinho surge não só com visual repaginado, mas também com duas opções de motores.
Na versão de entrada, chamada de "C", usa um três cilindros 1.5 turbo de 156 cv e 23,5 kgf.m de torque. Na versão mais apimentada, batizada de "S" - justamente a que chega entre agosto e setembro -, usa um quatro cilindros 2.0 turbo com 204 cv e 30,6 kgf.m de torque - ambos de origem BMW.
No design, o novo Mini Cooper tem grade dianteira com barra horizontal. Ali fica o radar que atua em alguns sistemas de auxílio à condução, como na frenagem automática de emergência.
Os faróis voltam a ser mais arredondados do que ovalados, e têm halos que fazem a função das luzes de rodagem diurnas (DRLs).
Mais adiante virá a versão elétrica do hatch de três portas. Vale lembrar que a nova geração do Mini Cooper ainda não foi mostrada com a carroceria de cinco portas, como existia na anterior.
É por isso que o modelo 100% elétrico atual, com três portas, está com desconto de R$ 58 mil. A ideia é desovar os estoques para a chegada do novo.
A Mini é mais uma marca que quer começar a aparecer com força no mercado de carros elétricos. O Cooper S E será uma espécie de modelo "de entrada", pois o Aceman - que você verá a seguir - deverá chegar para ser a opção principal.
A aposta mais forte da empresa para os próximos anos é o SUV totalmente novo chamado Aceman. Este chegará ao Brasil até o final deste ano - ou, no mais tardar, no início de 2025.
Construído desde o início para ser 100% elétrico, o Aceman é ligeiramente maior que o Cooper e um pouco menor que o Countryman. Será outro rival de Volvo EX30, Kia EV3 e demais SUVs compactos 100% elétricos do nosso mercado. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o modelo.
O Aceman tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,50 m de altura. Lá fora, tem duas versões, chamadas de E e SE. O motor elétrico "E" entrega 184 cv de potência e 29,5 kgf.m de torque - com ele, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h.
Já o Aceman SE tem motor de 218 cv e 33,6 kgf.m de torque. Vai de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 170 km/h.