A Volkswagen apresentou neste final de semana em Munique, na Alemanha, o ID. GTI Concept. Trata-se de uma visão do futuro da esportividade dos carros elétricos da marca alemã, mas que, sim (e ainda bem), traz uma série de elementos da versão esportiva do Golf MK1, apresentado ao mundo na década de 1970.
O modelo deverá chegar ao mercado ainda em 2027, um ano depois do lançamento do ID. 2all, modelo compacto da marca – posicionado abaixo do ID. 3 –, e que custará menos de 25 mil euros (aproximadamente R$ 135 mil, em conversão direta). Aliás, nos próximos quatro anos, a Volkswagen promete lançar um total de 11 novos modelos elétricos.
Dados técnicos não foram mencionados. No entanto, a Volkswagen já antecipou que será um veículo equipado com um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, e com uma série de tecnologias voltadas para uma condução esportiva, como por exemplo modos de condução e possibilidades de reajustes de suspensão, direção, resposta do acelerador e até mesmo o “som” artificial do “ronco” do motor.
Pelas imagens, no entanto, o que podemos presenciar uma ousadia das linhas do ID. 2all Concept, conceito daquele que será o menor veículo elétrico da Volkswagen, ficando posicionado exatamente abaixo do ID.3.
Montado sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os veículos elétricos do Grupo Volkswagen, o ID.GTI Concept tem dianteira com para-choque desenvolvido para entregar aerodinâmica e permitir o resfriamento das baterias, posicionadas no assoalho.
A grade frontal traz iluminação em LED unindo os dois faróis, e ostenta também o friso vermelho, característico dos modelos da linha GTI. Os faróis, aliás, têm tecnologia IQ.Light Matrix, o que há de mais moderno atualmente nos carros da fabricante.
Nas laterais, o destaque vai para as rodas de liga leve de 20 polegadas com desenho exclusivo, espelhos retrovisores externos menores e nenhum vinco marcante ou friso. Tudo em prol de uma aerodinâmica sem qualquer tipo de resistência ao ar.
Na traseira, além de uma área envidraçada pequena, um grande difusor traseiro e lanternas afiladas que se unem em uma peça só, um spoiler posicionado no teto tem a função de empurrar a traseira para baixo em altas velocidades (downforce), e diminuir a turbulência do ar na traseira, algo típico dos hatches.
O ID.GTI Concept tem 4,10 metros de comprimento, sendo 2,60 metros de distância entre os eixos. Já a largura é de 1,84 metro e a altura de apenas 1,50 metro. Já o porta-malas tem excelente capacidade para 490 litros.
No interior o futuro e o passado se fundem. Os bancos dianteiros têm total pegada esportiva, trazendo o encosto de cabeça fundido com toda a peça. O revestimento é em tecido e traz o xadrez característico do Golf GTI Mk1.
O volante puxa um formato retangular com as pontas arredondadas, e é multifuncional – apesar dos poucos botões. Aliás, uma visão minimalista e muito clean observada em todo o interior do carro, como no painel central, onde se destacam apenas os botões do sistema de ar-condicionado e de climatização dos bancos (aquecimento), e no console central, onde visualizamos apenas um seletor, onde o motorista escolhe o modo de condução.
E como não poderia passar em branco, o ID.GTI Concept tem painel de instrumentos totalmente digital, com grande tela de 10,9 polegadas configurável, e uma segunda tela de 12,9 polegadas, também completamente customizável, da central multimídia.
No Brasil, a Volkswagen ainda é tímida quando o assunto é carros elétricos. Até o momento, apenas o SUV ID.4 é oferecido por aqui, mas em um modelo de assinatura. Ou seja, não é possível comprar o modelo.
A marca também anunciou recentemente que irá trazer um lote inicial de 70 unidades do ID.Buzz, a versão elétrica da mítica Kombi. O modelo também deverá ser oferecido ao cliente em um formato de aluguel.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade