O Volkswagen Gol Last Edition custará R$ 95.990. A versão que marca a despedida do carro que por 27 anos foi o veículo mais vendido do Brasil será limitada a somente 1.000 unidades, sendo 650 delas destinadas ao mercado nacional e outras 350 para outros países da América do Sul.
As vendas começaram nesta quarta-feira (23) e para garantir a reserva o valor a ser desembolsado é de R$ 5.000.
No último dia 11, a Volks deu as primeiras informações do Gol Last Edition, e apresentou seu sucessor, o Polo Track, que parte de R$ 79.990.
Desenvolvido pela área de Design da Volkswagen do Brasil, chefiada por José Carlos Pavone, o Gol de despedida tem spoiler, maçanetas, teto e retrovisores externos em preto brilhante, e também rodas escurecidas. Um contraste muito bonito com a cor vermelha Sunset, que é a mesma presente no Nivus e mais recentemente no T-Cross.
Outros detalhes bacanas são a barra preta que corta a tampa do porta-malas, algo que remete ao Gol GT, e o rodapé das portas com adesivos que trazem “tatuado” o nome da versão “Last Edition”.
Também sobressaem os logos “cravados” nas colunas "C" com a palavra “Gol” no centro e com as frases “Designed By Volkswagen do Brasil” e “Original Since 1980”.
Por dentro, nenhuma revolução. Os bancos dianteiros em dois tons têm costuras vermelhas, que também estão presentes no volante multifuncional e na coifa da manopla de câmbio. A central multimídia é a conhecida Composition Touch (nada de VW Play, infelizmente) e os pedais são em alumínio.
O conjunto mecânico também não muda. O motor é o conhecido 1.0 MPI Flex de três cilindros casado ao câmbio manual de cinco marchas.
O Gol se aposenta com números superlativos. Foram mais de oito milhões de unidades produzidas em 42 anos de história, e em 27 anos foi o carro mais vendido do Brasil.
Com informações de Evandro Enoshita