A Volkswagen confirmou o início das vendas do elétrico ID.4 no mercado brasileiro: o carro virá no segundo semestre deste ano.
O ID.4 é um SUV 100% elétrico com porte médio. Tem 4,58 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e leva 543 litros de bagagem no porta-malas.
É montado sobre a nova plataforma MEB, usada nos elétricos da Volkswagen. Tem sistema de recarga rápida, que lhe permite recuperar até 80% da carga das baterias em cerca de 40 minutos.
No Brasil, o ID.4 já estava em testes de rodagem há algum tempo (aliás, assim como o ID.3 e a "Kombi" ID. Buzz). Em agosto do ano passado, revelamos aqui que o elétrico fez uma viagem de São Paulo ao Rio sem necessidade de parar para recarregar.
A Volkswagen não revelou mais detalhes, como especificações e muito menos os preços. No exterior, o modelo é vendido em variações com baterias de 55 ou 77 kWh, um motor (de 148 cv, 170 cv ou 204 cv) ou dois motores e tração integral. Esse é o conjunto que equipa a versão esportiva GTX, de 299 cv.
Para o mercado brasileiro, a escolha deverá recair sobre o motor traseiro de 204 cv de potência e 31,6 kgf.m de torque, com bateria de 77 kWh. Esse conjunto leva o ID.4 da inércia aos 100 km/h em 8,5 segundos e à velocidade máxima (limitada) de 160 km/h. A autonomia é de até 522 quilômetros.
Segundo a Volkswagen, o SUV elétrico será equipado com faróis IQ. Light Matrix, lanternas com efeito 3D, ar-condicionado digital com três zonas de resfriamento e quatro modos de condução (sport, normal, eco e individual).
A fabricante também adiantou que o carro que será vendido no Brasil terá algumas assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choques entre as pessoas em caso de acidentes graves).
O anúncio oficial da chegada do ID.4 ao mercado brasileiro foi feito justamente no dia em que a Volkswagen comemora 70 anos de presença no país.