A Volkswagen anunciou na noite desta quinta-feira (1°), em São Paulo (SP), um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil até o fim de 2028. O montante será destinado a uma série de ações, entre elas os lançamentos de 16 novos veículos.
Na realidade, o valor é a soma de R$ 7 bilhões do ciclo atual de investimentos, desenhado para o período entre 2022 e 2026, mais R$ 9 bilhões que serão injetados no país nos anos de 2027 e 2028.
O montante será direcionado para uma série de ações em todas as quatro fábricas da marca no país, como novas medidas de neutralização do carbono até 2050 (respeitando o compromisso global da marca "Way To Zero"), e no lançamento de 16 novos produtos, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e flex (etanol e gasolina).
Segundo Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), passará a produzir mais dois carros inéditos. Atualmente quatro modelos são feitos na planta do ABC paulista: Nivus, Polo, Saveiro e Virtus.
Na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde hoje é feito somente o Polo Track, mais um modelo inédito passará a ser produzido. Detalhe: este será totalmente desenvolvido no Brasil.
Em São José dos Pinhais (PR), planta atualmente exclusiva para o T-Cross (que passará por atualizações em 2024), uma picape inédita passará a ser produzida. As apostas são em uma caminhonete intermediária, já que a Saveiro (atualizada no ano passado) continuará saindo de São Bernardo do Campo, e a Amarok continuará sendo produzida na Argentina, em General Pacheco – mesma “casa” do Taos.
Já a fábrica de motores de São Carlos, também localizada no interior de São Paulo, passará a produzir um novo motor, mais moderno e eficiente, de acordo com Possobom. A apostas é no 1.5 TSI, já fabricado em outros países.
Ainda segundo o executivo da fabricante alemã, todos os projetos estão em fase avançada de desenvolvimento. No entanto, nenhum modelo foi revelado.
Além de Nivus, Polo, Polo Track, Saveiro, T-Cross e Virtus, fabricados no Brasil, e Amarok e Taos, feitos em solo argentino, a Volks comercializa oficialmente no Brasil o Jetta GLI e o Tiguan, ambos importados do México. Já os modelos elétricos ID.Buzz e ID.4 são oferecidos apenas no programa Sign & Drive (aluguel) da marca.
Durante o anúncio dos novos investimentos no Brasil, Ciro Possobom confirmou que o Brasil terá uma nova plataforma para veículos com tecnologia híbrida de propulsão. Apresentada como projeto MQB Hybrid, esta plataforma será modular, permitindo que a partir dela diversos modelos sejam produzidos. Também virão novos ADAS (Advanced Driver Assistance System), sistema de alta voltagem e arquitetura eletrônica, entre outros recursos.