O Tiguan voltará a ser vendido no Brasil. A confirmação foi feita pelo CEO da Volkswagen no Brasil e na América Latina, Ciro Possebom, durante entrevista ao programa CBN Autoesporte. Em novembro do ano passado, uma fonte liga à marca alemão revelou com exclusividade ao WM1 que o SUV deveria ter retornado ainda em 2022, mas os planos foram postergados para 2023.
“A gente está realmente analisando a possibilidade de trazer alguns importados. O Tiguan ficou um tempinho fora, mas ele volta”, disse o executivo, ao responder sobre as chances de veículos que já foram vendidos no Brasil, como Passat e Golf, retornarem. Possebom, no entanto, não entrou em detalhes sobre quando e qual versão voltará a ser comercializada no Brasil.
No início do último trimestre de 2021, a Volkswagen deixou de importar o Tiguan na versão R-Line, a única disponível na época. A marca, porém, acenava com a possibilidade de retorno já em 2022 com a então inédita configuração híbrida, o que não aconteceu.
O Tiguan continua sendo produzido em Puebla, no México, e de lá serão trazidas as unidades para o nosso mercado. Por lá, o SUV é oferecido em cinco opções de acabamento, com preços que partem de 574.990 pesos (aproximadamente R$ 160 mil, em conversão direta) e 802.990 pesos (cerca R$ 225 mil).
As expectativas são de que apenas a configuração R-Line retorne. Além do design atualizado, novas rodas, acabamento interno diferenciado e tecnologias inéditas estarão presentes na configuração que será vendida em solo brasileiro. O motor será o conhecido 2.0 TSI de 231 cv de potência máxima (o mesmo do Jetta GLI) e o câmbio será o conhecido automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas.
Ao voltar para o mercado brasileiro, o Tiguan encontrará alguns rivais de peso, que se consolidaram neste período “sabático” do Volkswagen, especialmente entre os SUVs para até sete ocupantes.
O Jeep Commander é o líder do ranking de vendas nessa categoria, com 10.511 unidades emplacadas nos primeiros seis meses de 2023 - dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em segundo, com 6.871 unidades vendidas, aparece o Toyota SW4, seguido pelo Caoa Chery Tiggo 8, com 3.714 emplacamentos.
Dentro da família de SUVs da Volkswagen no Brasil, o Tiguan ocupará a mesma posição que deixou em 2021: a de utilitário esportivo premium da marca.
Atualmente, a Volks comercializa três SUVs por aqui: Nivus, T-Cross (atual SUV mais vendido do país) e Taos. Os preços vão de R$ 129.190 (Nivus Comfortline 200 TSI) a R$ 212.480 (Taos Highline 250 TSI).