Volta rápida com o sir Jaguar F-Type 2021

Esportivo da marca inglesa passou por modernização sutil que o deixou ainda mais atraente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volta rápida com o sir Jaguar F-Type 2021
Anelisa Lopes
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aperfeiçoar um projeto renomado é uma missão delicada, principalmente quando se trata de um esportivo em razão da sua aerodinâmica. Para a linha 2021 do F-Type - já à venda pelo preço inicial de R$ 404.166 -, a Jaguar cumpriu a tarefa de deixar o cupê ainda mais atraente.

Longe de ser uma repaginação completa, o Jaguar F-Type passou por uma modernização sutil que deu mais intensidade visual ao modelo, disponível nas carrocerias cupê e conversível (a partir de R$ 418.082), que mantiveram duas opções de motorização.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O conceito para a atualização da linha se baseou em elementos horizontais para dar uma impressão mais esportiva, afinal, o F-Type quer abocanhar clientes de Porsche 718 e de BMW Z4. Os faróis e lanternas de LED trazem linhas geométricas, a saída de ar lateral foi remodelada, enquanto o desenho do para-choque traseiro varia conforme a motorização escolhida: duas saídas duplas de escape ou uma moldura única central que concentra as saídas.

Cabine do Jaguar F-Type tem painel de instrumentos de 12,3 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Na cabine, as principais novidades ficam por conta de um painel de instrumentos de 12,3 polegadas que pode ser configurado de acordo com os hábitos de condução do motorista: desde mapa em tela cheia até conta-giros no centro. Está disponível também o sistema multimídia com interface IOS e Android.

Volta rápida

O contato com o novo F-Type foi rápido, porém, intenso. Três voltas no Circuito Panamericano, marcado por curvas bem fechadas e duas retas para sentir a velocidade final do esportivo. Para a partida, há dois modos: saída em superfícies de baixa aderência, como gelo, chuva ou neve; e  dinâmico, escolha clara para sentir não só uma curva de aceleração mais intensa, como também o ronco do escapamento ativo.

A versão avaliada era equipada com motor 2.0 turbo de oito marchas, cujo torque de 40,8 kgf.m a baixos 1.500 rotações tornam as saídas de curva bem divertidas. Na pista, a parte de trás é emoldurada pelo aerofólio retrátil. A potência de 300 cv leva o esportivo à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos. Na reta, o motorista não chega a grudar as costas no assento, situação que deva acontecer com a versão mais potente disponível por encomenda com motorização 3.0 V6 de 380 cv e 46,9 kgf.m, que parte de R$ 537.351.

O formato do cockpit, com separação entre o motorista e passageiro por meio do console, e a posição do motorista são típicas de cupê esportivo, mas a direção poderia ter um diâmetro um pouco menor para uma melhor empunhadura, assim como a curvatura do encosto do banco formato concha acomodaria melhor se fosse mais fechada.

Jaguar F-Type avaliado tem potência de 300 cv e cumpre o 0 a 100 km/h em 5,7 segundos
Crédito: José Mário Dias/Divulgação
toggle button

São 26 cores disponíveis

No site da Jaguar é possível escolher inúmeras configurações para o F-Type, que oferecem 26 cores de carroceria, passam pela escolha do acabamento do teto e chegam a 12 tipos de revestimento de couro.

A ideia é oferecer o máximo de personalização ao cliente, mas é preciso paciência para receber o veículo: um modelo totalmente customizado pode levar de quatro a cinco meses para chegar à garagem.

Comentários
Wid badge