A oitava geração do Volkswagen Golf, infelizmente, não é vendida no Brasil. Mesma assim, continuamos apaixonado por esse hatch que entrega um prazer todo especial ao volante. No mercado dos Estados Unidos, o modelo ganhou uma série comemorativa chamada Golf GTI 40th Anniversary Edition. Limitada a somente 1.500 unidades, a série, como o próprio nome crava, comemora os 40 anos do GTI por lá, lançando em 1983.
Para se diferenciar do GTI ‘normal’, se é que temos o direito de colocar "GTI" e "normal" em uma mesma frase, a configuração quarentona tem o logo "40" no rodapé das portas traseiras, as rodas de liga leve de 19 polegadas do Clubsport 45 (oferecido no mercado europeu, e que a
target="_blank" rel="noopener noreferrer">Webmotors testou na França) pintadas de preto brilhante com detalhes em vermelho, e ainda pneus 235/35.
Teto e espelhos retrovisores externos pintados de preto e pinças vermelhas complementam o belo visual do Golf, que tem duas saídas de escape para acentuar a esportividade.
Por dentro, também há detalhes em vermelho e o painel de instrumentos digital exibe mais vermelho. O volante é o mesmo que estreou com a família dos elétricos IDs, e o revestimento dos bancos, como manda a tradição de um GTI raiz, é xadrez.
Falando de performance, a parte mais deliciosa deste hatch de quatro décadas, o modelo tem sob o capô o conhecido motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (EA888), configurado para entregar 241 cv de potência máxima e torque de 37,7 kgfm – sempre com gasolina no tanque.
Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) e o sistema de suspensão adaptativo (DCC) são de série, e não importa se o felizardo comprador optar pela transmissão manual de seis marchas ou pela automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, que serão oferecidas - provavelmente com uma divisão 50/50 da produção.
Os preços também já foram revelados. Para os modelos com câmbio manual, o valor parte de US$ 33.055 (aproximadamente R$ 176 mil). E para os com transmissão automatizada, o GTI 40th Anniversary Edition não sai da concessionária por menos de US$ 33.855 (cerca de R$ 180 mil).