Muita gente está fazendo festa com a chegada ao Brasil da ID.Buzz, o nome modernoso do modelo conhecido popularmente como Volkswagen Kombi elétrica. Mas os fãs "raiz" da marca lamentam até hoje a produção da última unidade daquele furgão versátil (e arcaico), que saiu de cena há exatos 10 anos.
Foi em dezembro de 2013 que a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) montou a última Kombi, marcando o encerramento de uma trajetória de 56 anos de produção local. Em um movimento raro na indústria, a despedida do furgão mereceu até uma campanha publicitária de "deslançamento" e a série especial Last Edition, com 1.200 unidades numeradas.
Apesar disso, a última Kombi produzida no Brasil (e no mundo, se considerarmos que o ID.Buzz é outro bicho...) foi um exemplar bem comum, da versão Standard e com a carroceria pintada no icônico tom de branco que marcou o modelo nas últimas décadas de produção. Como várias outras Kombi que ainda rodam por aí como veículos de trabalho.
Por sorte, essa derradeira Kombi acabou sendo poupada de uma vida de trabalho. O carro com chassi EP 022.526 saiu da linha de produção direto para o acervo de carros históricos da marca alemã no Brasil. Hoje parte da coleção da Garagem Volkswagen, rodou apenas cerca de 100 quilômetros em uma década de vida.
Além da última Kombi, essa "garagem especial" da Volkswagen reúne ainda outros três exemplares do modelo. Uma "Corujinha" de 1961 (adquirida em 2012 e totalmente restaurada), uma Kombi Pick-up 1999 (que até 2017 rodava carregando peças dentro da fábrica Anchieta) e uma Last Edition (exemplar de número 56, que saiu diretamente da linha de produção para o acervo). É um lugar que merece ser vistado!
A história de Kombi no Brasil começa em 1953, quando a primeira unidade foi montada (100% das peças importadas) no galpão da Volkswagen no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo.
Quatro anos depois, em 1957, a Kombi voltaria a escrever um capítulo importante na trajetória da Volks em nosso país sendo o primeiro carro fabricado na planta da marca em São Bernardo do Campo (SP). Ao contrário das primeiras unidades montadas no Ipiranga, a feita no ABC Paulista já tinha 50% das peças produzidas localmente.
Em 1975 a Kombi passa por sua primeira grande mudança, e que, infelizmente, seria a última. A Volks começa a produzir a geração T2, que seria mantida em linha até sua aposentadoria, em 2013. O engraçado é que esta geração deixou de ser feita na Europa em 1979!
No início da década de 1980, duas novidades técnicas bem interessantes marcaram a vida da Kombi. Em 1981 é lançada a versão com propulsor diesel. No ano seguinte, por conta dos incentivos do governo federal para a utilização do álcool como combustível, a Volks ganhou também uma opção a etanol.
A Kombi não passava por muitas modificações, apesar de ganhar pequenas novidades com o tempo. Por isso, somente em 2006 a trabalhadora da Volkswagen abandonou o motor refrigerado a ar para adotar um relativamente moderno propulsor 1.4, que deu um fôlego para a Kombi seguir até dezembro de 2013, quando a última unidade foi fabricada em São Bernardo do Campo.
A Kombi saiu de linha no final de 2013 por conta das novas exigências de segurança veicular que obrigava todos os carros produzidos a partir de 2014 sair com freios ABS (antitravamento das rodas) e airbag duplo frontal de série. A Kombi, infelizmente, não conseguiria adaptar, o que provocou o seu fim.