O caro leitor lembra da ID. Buzz, aquela minivan elétrica futurista que a Volkswagen tem mostrado mundo afora nos últimos anos como conceito, e que foi revelada oficialmente em março último? Pois bem, o modelo, que sempre foi apelidado de "Kombi elétrica" acaba de sair do forno para se tornar um veículo de produção. A marca alemã divulgou os preços para a Europa e as pré-vendas já começam por lá.
Inicialmente, a Kombi elétrica será vendida nas versões Cargo e Pro. A primeira, que como o nome indica será para o transporte de cargas, é a que tem o preço mais baixo - mas isso não quer dizer que seja um modelo popular. Vai custar 54.500 euros, o equivalente a uns R$ 284 mil.
Já a versão Pro, que será a topo de linha até segunda ordem e é feita para o transporte de passageiros, custa iniciais 64.500 euros, ou cerca de R$ 334.500. É certamente, a "Kombi" mais cara da história! Pelo menos lá na Alemanha há um "desconto ambiental" por ser um veículo elétrico, e aí os preços caem até 7.500 euros - 46.400 euros, ou R$ 243.000, e 56.600 euros, ou R$ 296.000, respectivamente.
As ID. Buzz têm bateria de 82 kWh e um motor elétrico traseiro com o equivalente a 201 cv de potência e 31 kgf.m de torque. Atinge a velocidade máxima de 145 km/h, limitada eletronicamente.
Mas, curiosamente, as autonomias são diferentes nas duas versões, embora bem próximas: 423 quilômetros na Pro e 425 km na Cargo. Provavelmente isso acontece devido ao menor peso da versão de carga, já que não tem o mesmo número de bancos da versão para passageiros. No entanto, a autonomia deverá diminuir se a minivan for abarrotada de carga.
O veículo promete recargas bem rápidas: de 5% a 80% da capacidade das baterias em 30 minutos quando a conexão for com uma estação de carregamento rápido DC com a potência máxima de 170 kW.
A ID. Buzz tem 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93m de altura e 2,98 m de entre-eixos. Na versão de passageiros, a capacidade do porta-malas é de 1.121 litros ou de 2.205 litros com a fileira traseira de bancos rebatida. Na versão Cargo, a área útil para cargas é de 3,9 m³ (leva dois pallets europeus de tamanho padrão) ou até 650 quilos.
A Volkswagen vai oferecer 11 variações de cores e sete combinações diferentes de rodas e pneus (com aros de 18 a 21 polegadas), para o comprador personalizar a Kombi elétrica como quiser. No interior também será possível escolher as cores, em combinações pré-determinadas de acordo com a pintura externa.
A fabricante acredita que o veículo terá boa aceitação não só na Alemanha, mas também no Reino Unido, Noruega, França, Suécia, Holanda, Itália, Áustria, Bélgica e Espanha. Ainda não há previsão para a chegada do veículo ao mercado brasileiro.