Uma das previsões de fim de ano mais certeiras do mercado automotivo se confirmou. A Volkswagen acaba de encerrar a produção do Up no Brasil, sete anos após o seu lançamento. O fim do modelo era cotado desde o ano passado, antes mesmo da pandemia.
Os últimos anos foram arrastados para o VW Up. Além das parcas vendas, o hatch era caro - custava mais que Fox e Gol. Para complicar, em 2020, a marca alemã ficou no dilema se gastava uma grana para adequar o carrinho à nova legislação, que entrou em vigor em janeiro do ano passado.
A partir de então, tornou-se obrigatório que todos os veículos vendidos no país tenham cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. O Up só tinha dois de cada no banco traseiro. Para economizar, a VW incrementou a produção em 2019 e manteve o modelo nas lojas no ano passado à base da linha 19/20.
O fim do Up era dado como certo. Eis que vem a Volkswagen no apagar das luzes de 2020 e... lança uma linha 2021 do Up, agora registrada para quatro passageiros. Desta forma, o fabricante economizou na adaptação... mas gastou com homologação.
O carro passou a ser vendido em configuração única Xtreme, sempre com o motor TSI de até 105 cv. Mesmo assim, o fim do subcompacto era questão de tempo. A confirmação do fim de vida do modelo veio agora.
O Up foi lançado em fevereiro de 2014 e logo arrancou elogios da mídia especializada. Afinal, era um carro moderno e que trazia a nova linha de motores três-cilindros da marca alemã, com direito às variantes turbo - que, a propósito, deixavam essas versões divertidas.
Com plataforma moderna e boa construção, na época o modelo tirou nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP e classificação máxima em economia de combustível no PBEV, do Inmetro. A Volks e o mercado viam no Up um potencial substituto do Gol, então líder de mercado.
O posicionamento do carro esfriou qualquer pretensão. Em um mercado que compra carro por metro, o VW Up tinha os mesmos preços que o Gol e Fox, que eram maiores e mais espaçosos.
Mesmo com 8 cm a mais que seu similar europeu e homologado para cinco passageiros, o Up jamais empolgou nas vendas. Seu melhor desempenho foi justamente no ano de lançamento, quando emplacou mais de 58 mil unidades em apenas nove meses de mercado - veja o desempenho ano a ano mais abaixo.
Para piorar, o VW Up naturalmente roubou vendas do Gol. Coincidência ou não, o compacto - que era o carro mais vendido do país há quase 30 anos - perdeu a liderança para o Fiat Palio já em 2014. Depois, sequer ameaçou o hoje veículo mais vendido do país, o Chevrolet Onix.
O VW Up também foi ladeira abaixo. Nem o facelift de 2017 empolgou. As vendas desidrataram e no último ano "normal", isto é, antes da pandemia (2019), emplacou pouco mais de 13 mil unidades, o que o deixou em 43º entre os mais vendidos da Fenabrave.
Atualmente, custava R$ 61.290 e continuava mais caro que Gol e Fox, mas era o carro turbo mais barato do país. No acumulado deste ano, foram apenas 1.839 unidades comercializadas. Ao todo, foram pouco mais de 227 mil carros negociados no país em sete anos.
Em unidades - Fonte: Fenabrave