A Stellantis mal apresentou o novo Jeep Compass e já se prepara para outro importante lançamento ainda no primeiro semestre. A Fiat Toro 2022, que chegou a ser flagrada sem disfarces na fábrica de Goiana (PE), estreará em breve com alterações pontuais para manter o bom desempenho no mercado de picapes.
Baseado nas fotos de protótipos flagrados pelo Brasil, o designer Renato Aspromonte, do OverBoostBR, criou projeções que mostram como ficará a Toro 2022 com o visual repaginado. As mudanças visuais estão mais concentradas na parte externa, mas a picape também sofreu importantes melhorias internas e na motorização.
A Toro 2022 estreará a segunda reestilização da picape lançada há cinco anos. A dianteira ganhou uma nova grade com frisos duplos cromados e o novo logotipo da Fiat. Os faróis principais estão mais estreitos e poderão receber iluminação de LED nas versões mais caras, enquanto as luzes de neblina ficaram menores e acomodados entre molduras cromadas.
Novas rodas de liga leve e alguma alteração no arranjo de luzes das lanternas também devem ser aplicados ao visual da Toro 2022.
Por dentro, a Toro 2022 estreará um novo console central, com porta-copos duplo e um nicho para guardar pequenos objetos. O painel interno das portas dianteiras também foi revisto, com um novo puxador e um porta-objetos maior.
Uma das principais novidades em termos de conteúdo é a nova central multimídia com tela vertical, semelhante à das picapes RAM. O equipamento terá interface mais moderno e novos recursos, como o espelhamento de smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo.
Para as versões topo de linha são esperadas tecnologias de auxílio à condução do veículo, como alerta de colisão com frenagem autônoma emergencial, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa e até mesmo controle de cruzeiro adaptativo.
Mas é sob o capô que a Toro 2022 guarda a sua maior novidade. Assim como o Compass 2022, a picape será equipada com o novo motor 1.3 turbo flex, que entrega 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Esse propulsor substituirá o veterano 1.8 e.TorQ aspirado de 139 cv e 19,1 kgf.m.
Já o 2.0 turbodiesel, que atualmente entrega 170 cv e 35,7 kgf.m, será atualizada para fornecer potência na casa dos 200 cv. Esse motor é sempre disponibilizado com a caixa automática de nove velocidades e tração 4x4.