Fiat Argo e Cronos 2025: novos motores e versões

Dupla de compactos deve receber conjuntos recalibrados para atender ao Proconve L8. Hatch também espera por nova geração

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André Deliberato
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Há futuro para Fiat Argo e Cronos, a dupla de compactos da marca italiana vendida no Brasil desde maio de 2017 e fevereiro de 2018, respectivamente.

Ainda nesta atual geração, a primeira desde que foram lançados, a dupla deve receber reajustes nos motores para atender às exigências do Proconve L8, que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2025.

Esta informação foi antecipada pelo segredeiro e especialista Marlos Ney Vidal em janeiro deste ano. Segundo ele, os motores 1.0 e 1.3 Firefly terão até nova nomenclatura: 1.0 e 1.3 Firefly PL8 - em alusão ao programa. Os dois modelos devem ficar mais econômicos.

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Não é só o motor

A dupla também deve ganhar novas versões, que serão chamadas justamente de 1.0 Eco e Drive 1.0 Eco. As configurações 1.3, no entanto, não deverão ter o novo sobrenome.

Sendo assim, a atual geração do Argo deve chegar na virada de 2024 para 2025, já como linha 2026, com as versões 1.0 Eco, Drive 1.0 Eco, Drive 1.3 CVT, Trekking 1.3 e Trekking 1.3 CVT. As configurações "Drive" devem seguir com o pacote de estilo conhecido como S-Design.

O sedã Cronos, por sua vez, deve chegar na mesma época com as versões 1.0 Eco, Drive 1.0 Eco, Drive 1.3, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT.

Segundo Marlos e seus flagras, é improvável que a dupla tenha mudanças visuais - nós acreditamos, no máximo, em novas rodas e rearranjos internos, bem como alterações na lista de equipamentos.

O Fiat Cronos é o carro mais vendido da Argentina desde 2022
Crédito: Divulgação
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Fiat Argo de nova geração será um crossover

Enquanto a dupla atual se prepara para ganhar o leve reajuste para atender às novas regras, há planos de evolução para o Fiat Argo. E pode até ser que o novo conviva com o antigo, recurso tão comum usado pelas fabricantes.

Vale lembrar que o Argo é feito em Betim (MG) e o Cronos, na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. A linha de produção separada pode indicar até que o sedã, sucesso estrondoso em seu país de origem (onde é líder desde 2022), não siga o mesmo caminho que seu irmão por aqui.

O Argo 2026 deve se transformar em um crossover, quase um SUV subcompacto
Crédito: Reprodução
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O novo Argo pode pintar por aqui no final do ano que vem, já como linha 2026, independentemente do que a Fiat fizer com o modelo atual.

É provável que vejamos até uma alteração de nome, como no caso da dupla Onix e Joy, da Chevrolet (este último, antes de se chamar Joy, era classificado como "Onix Joy" e, antes, só como Onix).

A inédita segunda geração do Argo é chamada lá dentro de Projeto 328 ou F1H. Novamente segundo nosso parceiro e especialista Marlos Ney Vidal, tem até gente que usa o termo "Argo Next Gen".

O desenho do protótipo do Fiat Panda europeu pode nos antecipar o desenho do próximo Argo
Crédito: Reprodução
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O carro vai usar a já conhecida, explorada e boa plataforma CMP - que hoje faz o Peugeot 208, Citroën C3 e Aircross, entre outros modelos pelo mundo afora -, que será instalada em Betim (MG).

Depois do novo Argo, todos os futuros modelos que serão feitos na cidade mineira deverão sair da mesma base.

Com jeitinho de SUV - espere por algo próximo ao novo Peugeot 2008 -, o Fiat Argo 2026 será um crossover e deve se inspirar no desenho de patente do Fiat Panda, já revelado na Europa.

A mídia brasileira estima algo com cerca de 4,30 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.

Quanto a motores, espere pelo conjunto 1.0 turboflex que hoje equipa quase todos os modelos das marcas do Grupo Stellantis - como Fiat Strada, Pulse e Fastback, Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross - e ainda por uma versão com sistema híbrido.

O conceito "Mega Panda" nos antecipou o futuro do hatch médio da marca
Crédito: Divulgação
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