Encontramos o novo Jeep de 7 lugares. O carro foi flagrado - ainda sob forte camuflagem - pelo nosso repórter fotográfico Ricardo Rollo nas ruas de em São Paulo (SP), porém com placas de Betim (MG) - cidade da região metropolitana de Belo Horizonte onde fica localizada a maior fábrica da FCA no Brasil (e no mundo).
Uma fonte ligada à empresa nos garantiu se tratar de uma "mula" (veículo criado para testes de rodagem) do novo modelo da Jeep, previsto para ser lançado por aqui até o final deste ano. A resposta foi sucinta: "é a mula do 7 lugares". O carro, conforme já adiantado aqui no WM1, tem pretensões grandes e quer chegar para ser simplesmente "o SUV mais tecnológico do Brasil".
Em uma conversa com a equipe de desenvolvimento da FCA em outubro do ano passado, Alexandre Aquino, gerente sênior da Jeep, garantiu ao WM1 que este novo Jeep de 7 lugares vai surpreender o mercado brasileiro pela oferta de equipamentos generosa e pelo nível tecnológico totalmente diferente do que o consumidor está acostumado.
Outra novidade já confirmada pela FCA é que este novo SUV terá somente motor turbo. Ou seja, deverá usar o 1.3 GSE turboflex nas versões de entrada e possivelmente o 2.0 turbodiesel Multijet nas configurações mais caras, estas sempre equipadas com câmbio de nove marchas e tração 4x4.
A caixa de transmissão das versões (ou da versão única, quem sabe) de entrada ainda não está confirmada, mas acreditamos que a Jeep possa utilizar o novo câmbio CVT que também deve estar no SUV do Argo, o carro que será dado ao vencedor do BBB.
E o design? A "mula" vista nessa semana não revela detalhes, mas fontes ligadas ao fabricante garantem que o desenho não será tão diferente do que conhecemos, embora digam que o carro terá "personalidade própria". Quando questionado a respeito, Aquino preferiu seguir outro caminho: "ele será mais próximo de um Grand Cherokee do que de um Compass".
O novo SUV da Jeep não vai se chamar "Grand Compass", como já dito em alguns veículos da mídia. Mas vai usar a mesma plataforma do trio fabricado em Pernambuco (Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro), embora tenha desenho próprio e nome exclusivo. Para a Jeep, isso é histórico, já que é a primeira vez que a marca tem a chance de desenvolver um carro totalmente novo fora dos EUA.
"Evoluímos muito desde que começamos a fazer o Renegade no Brasil em 2015. Criamos o Compass, que hoje também é feito na Itália, Índia e China, e agora teremos um SUV totalmente novo para o mercado brasileiro e América Latina, inteiramente pensado pela FCA Latam. O que podemos prometer é o seguinte: será o SUV mais tecnológico do país", disse o executivo da Jeep na ocasião.
Com a declaração, podemos supor que o Jeep de 7 lugares será equipado com o máximo de tecnologia que o fabricante consegue oferecer, que inclui uma linha completa de motores turbo, sistema de tração 4x4, equipamentos de condução semi-autônoma e recursos digitais, como telas espalhadas pela cabine, carregadores de celular por indução e conexões sem fio, entre outros.