Um dos lançamentos mais importantes da nova fase da Ford, a picape Maverick foi flagrada pelo site TFLTruck durante as gravações do material de divulgação nas ruas dos Estados Unidos. O modelo já havia sido fotografado antes em testes, quase sempre camuflado, como o WM1 já havia publicado.
Menor que a Ranger, a Ford Maverick tem porte semelhante ao da Fiat Toro (comprimento estimado em 4,90 metros). A novidade utiliza estrutura monobloco derivada da plataforma do SUVs Escape e Bronco Sport, com os quais também compartilha motorizações e diversos outros componentes.
A Maverick começou a ser fabricada no México com motores a gasolina da família EcoBoost: 1.5 turbo de 180 cv de potência e 2.0 turbo de 250 cv, sempre combinados ao câmbio automático de oito marchas. Rumores da imprensa norte-americana afirmam que a picape terá tração dianteira, com opção de sistema de tração integral.
Com a Maverick, a Ford pretende expandir o seu plano de produzir apenas veículos de maior valor agregado e, consequentemente, atingir maior lucratividade. A nova estratégia da marca resultou no fechamento de fábricas que produziam somente modelos compactos ao redor do mundo, inclusive as unidades brasileiras de Camaçari (BA) e São Bernardo do Campo (SP).
Diferentemente da Fiat Toro, que é fabricada no Brasil e exportada para poucos países da América Latina, a Maverick deverá ser comercializada globalmente, inclusive para o mercado brasileiro, a partir de 2022. A picape já teve, inclusive, o nome patenteado no Brasil por um escritório que representa a montadora. Por ora, a Ford diz que a chegada da nova picape ao país não passa de especulação.