O BYD Dolphin deverá ganhar um novo concorrente em 2025. Uma unidade do futuro hatch da JAC foi flagrado nesta sexta-feira (08) rodando totalmente sem camuflagem pela zona oeste de São Paulo.
Lançado na China em 2023, o modelo que por lá é chamado de Yiwey 3, ou simplesmente Y3, deverá receber o nome no mercado brasileiro de e-JS3, de acordo com apuração dos colegas do InsideEVs. Hoje, o hatch 100% elétrico que a JAC comercializa no Brasil é o e-JS1, mas é um subcompacto.
O desembarque oficial e o início das comercializações deverão ocorrer somente em 2025, já que agora o foco da JAC está totalmente voltado para a chegada da Hunter, sua nova picape média.
O novo hatch da JAC tem visual discreto. Mas acabou se destacando no meio do trânsito paulistano por ser algo completamente diferente. Suas linhas remetem às de carros elétricos mais antigos, que transmitiam aquela sensação de serem simpáticos. Tudo muito arredondado.
A dianteira não tem grade e os faróis são redondos e grandes, remetendo um pouco ao GWM Ora 03. O capô é curtinho, as laterais não têm vincos, a linha de cintura é reta e a área envidraçada, bem ampla. A traseira segue a mesma filosofia do "menos é mais" - lanternas quadradas com cantos arredondados, sem vincos ou frisos.
Chamaram a atenção de forma positiva os eixos posicionados bem nas extremidades do carro, projetando um espaço interno bom. Com isso, os balanços dianteiro e traseiro são mais curtinhos. As rodas grandes também agradaram, ajudando a encorpar o visual do hatch.
Segundo informações oficiais, o JAC e-JS3 tem 4,02 metros de comprimento, sendo 2,62 metros de distância entre-eixos. Já a altura é de 1,56 metro e a largura, de 1,77 metro.
Para fins de comparação, o Dolphin tem 4,12 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos, 1,57 metro de altura e 1,77 metro de largura - ou seja, o BYD é um pouco maior.
A unidade flagrada pela reportagem do WM1 estava com os vidros escurecidos, impedindo que o interior fosse observado com precisão.
No entanto, segundo imagens oficiais da JAC, o Y3 tem uma grande tela de 15,6 polegadas para a central multimídia, e não há botões aparentes.
O painel de instrumentos é uma pequena tela colorida com as informações básicas do veículo. Já o volante é multifuncional.
Duas configurações são oferecidas no mercado chinês. A mais popular tem um motor elétrico que entrega 95 cv de potência e torque de 13,4 kgf.m. No entanto, a mais vigorosa, e que provavelmente será a vendida no Brasil, tem 134 cv e 17,8 kgf.m de torque.
Com relação a preço, ainda é muito cedo para especular qualquer valor. No entanto, caso queira roubar parte do mercado do Dolphin, que é um dos carros mais vendidos da BYD no Brasil, o JAC precisará vir com um preço inferior.
Hoje, o Dolphin de entrada não sai de uma concessionária por menos de R$ 159.800.