Informação quente sobre o novo Corolla: a próxima geração do sedã japonês, que será a 13ª em sua história, já tem data para estrear e planos de eficiência elaborados. As informações que você confere a seguir vêm de fontes gringas ligadas à marca - e já se espalharam por outros sites especializados.
O sedã tem previsão de estrear mundialmente em 2026, primeiro no mercado japonês. Esperamos, portanto, que ele comece a ser vendido no Brasil no ano seguinte, em 2027. Ainda não está decidido se a fabricação será no Brasil ou se ele será importado, mas é quase certo que ele continue sendo feito por aqui. Esse detalhe vem de outra fonte - esta brasileira.
Outra novidade: o novo Corolla será híbrido plug-in e, de acordo com previsões iniciais, a estimativa é de que rode cerca de 2.100 quilômetros com apenas um tanque de combustível - com gasolina, claro, mas é bom lembrar que continuará sendo flex em território nacional.
Para ser muito mais eficiente, o novo Corolla vai trocar de motor. Os atuais 2.0 (aspirado) e 1.8 híbrido usados por aqui, ambos flex, deverão sair de cena.
Segundo as fontes ligadas à marca, o modelo deverá adotar um conjunto que une um motor 1.5 de até 130 cv de potência e 15 kgf.m de torque a outro elétrico - as especificações "oficiais" deste elétrico ainda não foram reveladas.
Essa combinação será da versão PHEV. A estimativa é de que o carro tenha mais de 200 cv de potência combinada.
Depois do novo Corolla PHEV, a fonte também afirmou que o modelo deverá receber uma nova versão HEV (híbrida autorecarregável, como o carro atual), que também usará o motor 1.5, porém com nova calibração, estimada para oferecer 100 cv de potência e 13 kgf.m de torque - mais uma vez, sem dados do motor elétrico.
Uma terceira configuração ainda poderá surgir, com um novo motor. Que seria um 2.0 turbo de 180 cv e 23 kgf.m - esse substituiria o 2.5 aspirado hoje presente em híbridos maiores, como o RAV4. E ainda poderia servir para versões mais robustas e imponentes, como as que são feitas pela Gazoo Racing.
A meta é superar os atuais modelos rivais que têm eficiência térmica melhor que a do Corolla atual. Os carros da BYD, por exemplo, atingem 46,1% de eficiência, enquanto o Corolla fica em 41%.
Mas fica o registro: elaborar esse novo Corolla não é exatamente uma "resposta" da Toyota à BYD ou às demais marcas chinesas, mas sim um avanço tecnológico que aconteceria "naturalmente", segundo nossa fonte.
Outra coisa que deve mudar é o visual. Tanto o Corolla como o SUV Corolla Cross devem receber um visual mais futurista para afastar a fama de "carro de velho", mas sem perder a personalidade.
Além disso, a fonte gringa revelou que o modelo deverá ter bons números de desempenho e as já citadas melhorias em eficiência energética e alcance total. A ver.