O novo Nissan Sentra já está no Brasil. Um modelo foi flagrado completamente sem camuflagens rodando na manhã deste sábado (14) pela Marginal Pinheiros, um dos principais corredores da cidade de São Paulo. O sedã estava acompanhado por agentes de trânsito, vans e um Porsche Cayenne de filmagem que produzia imagens para divulgação.
O retorno do Sentra ao Brasil já havia sido confirmado pela Nissan, e conteúdos vazados e publicados pelo site Motor1 em dezembro do ano passado apontavam o início da pré-venda para 15 de janeiro (domingo) de 2023. O material também revelava que o sedã terá três versões (Sense, Advanced e Exclusive), e com preços que partem de R$ 143.490 e pode chegar a R$ 179.890.
Ainda de acordo com este material, o novo Sentra será equipado com motor 2.0 16V de quatro cilindros aspirado e que funciona apenas com gasolina. A potência é de 140 cv, mas nos Estados Unidos e no México, onde já é comercializado, a potência é de 151 cv. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) e a tração, dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em, 12,4 segundo, e o consumo de combustível é de 9 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.
Em termos de dimensões, o Sentra tem 4,64 metros de comprimento, sendo 2,71 m de distância entre os eixos, 1,81 m de largura e 1,45 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 466 litros.
Entre os equipamentos, podemos esperar do novo Sentra – dependendo da configuração, claro – câmera 360°, controle adaptativo de velocidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro cruzado, e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Rodas de 16 e 17 polegadas serão ofertadas, assim como ar-condicionado de duas zonas e diferentes tipos de revestimentos (também dependendo da opção).
O segmento dos sedãs médios está em queda, mas neste início de ano deve sofrer uma leve aquecida. Além da chegada do Sentra, o Honda Civic voltará também a ser vendido no Brasil em nova geração, e em única configuração híbrida.
Para o modelo da Nissan, o arquirrival será o Corolla, que atualmente parece ser imbatível quando o assunto é vendas. De acordo com a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave), o Toyota foi o sedã mais vendido do país em 2022 com 42.887 unidades emplacadas. O Chevrolet Cruze, segundo colocado, teve somente 8.517.
O novo Sentra retornará menos de dois anos depois de ter deixado de ser vendido no Brasil, em abril de 2021. Neste período, coube ao Versa a missão de ser o único sedã ofertado pela Nissan no Brasil.
Eterno rival de Corolla e Civic, o Sentra sempre teve números constantes de vendas, o que para a fabricante estava de bom tamanho. Nesta sua volta ao país, a expectativa não é de o Nissan se tornar líder de vendas, mas voltar a fazer números constantes de emplacamentos e, quem sabe, desbancar o Cruze. Vamos ver.