A Volkswagen confirmou na última semana um novo SUV menor que o Nivus que chegará ao Brasil em 2025. O modelo desenvolvido 100% localmente será produzido na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, e terá como foco modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e até Citroën Basalt, que chega em nosso mercado no fim deste mês.
Mas quando o carro chega? Nós sondamos a Volks quando batemos de frente com o carro, na sexta (13) durante o primeiro dia do Rock in Rio, e fomos atrás de nossos informantes ligados a empresa. E a resposta veio: se nada atrasar, o lançamento será em abril do ano que vem. Já a Volks responde de forma oficial que o carro chegará no "primeiro semestre".
De acordo com mais informações exclusivas obtidas pela equipe de reportagem do WM1, o novo SUV terá mais de Polo e menos de Nivus, especialmente em dimensões.
O porte estará mais para o hatch, com uma suspensão mais elevada. A distância entre-eixos deverá ser a mesma dos dois modelos da Volks, que dividem a mesma plataforma MQB A0 - ou seja, 2,56 m. O comprimento, no entanto, deverá ser só um pouco maior que o Polo, que mede 4,07 m – podemos esperar algo na casa dos 4,15 m (o Nivus mede 4,26 m).
Em termos de design, a traseira terá as lanternas interligadas, como acontece em Nivus e T-Cross. Já a dianteira, como revela a imagem liberada pela Volks na quarta-feira (11), terá uma pegada similar à do novo Taos, revelado recentemente e que, por sua vez, tem elementos dos veículos elétricos ID.
Na prática, dá para dizer que esse novo carro lembra uma espécie de "mini ID.4" quando visto de frente. De traseira, tem personalidade própria. Mas ainda falta ter um nome.
Internamente, podemos esperar um acabamento na mesma linha dos demais modelos de entrada da Volkswagen: peças de plástico bem encaixadas, sem rebarbas e espaço entre os elementos, revelando qualidade de montagem. Central multimídia VW Play estará presente, claro, e o painel de instrumentos digital também deve aparecer.
O conjunto mecânico ainda é um mistério, mas se o novo SUV em termos de medidas será mais Polo e menos Nivus, podemos imaginar unidades de entrada com motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, de 84 cv (etanol)/77 cv (gasolina) e torque de 10,3 kgf.m (e)/9,6 kgf.m (g). Neste caso, câmbio manual de cinco marchas é a maior chance.
Nas versões topo de linha, as apostas são em torno do motor 1.0 turbo de três cilindros, também flex, de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 kgf.m, com câmbio automático de seis marchas.