Pode não parecer, devido ao sucesso de vendas, que o Corolla não é um carro antigo. Mas é. O que é vendido hoje é um facelift profundo do carro que foi lançado em 2009, e nós sabemos quanto o mercado evoluiu de lá pra cá. Ou seja, o Toyota está defasado em relação aos concorrentes.
Não à toa, a próxima geração, que vemos nas fotos do flagra feito pelo Automedia, já está nas fases finais de testes e deve ser lançada oficialmente em 2018. As partes da carroceria que não estão cobertas nos levam a crer que se trata do Corolla comercializado no mercado norte-americano sendo utilizado como mula de testes da nova plataforma modular, que estreou no novo Prius, e que será compartilhada com vários modelos da japonesa.
Ele deve crescer um pouco em relação ao atual, e ser nitidamente mais avançado nos quesitos ruído, vibração e aspereza (o famoso “NVH” que as montadoras costumam divulgar). Também deve ser o primeiro Corolla realmente global (Brasil também?), ao contrário das inúmeras variantes que são vendidas especificamente para seus mercados, o que deve economizar muito dinheiro em desenvolvimento e produção.
Sendo um carro único mundialmente, a quantidade de motores também deve diminuir drasticamente. Pode-se esperar um 1.5 de 3 cilindros, aspirado ou turbinado, variando de 100 a 180 cv, e opção de diesel para o mercado europeu. Nesse meio tempo, nós continuamos com os 1.8 e 2.0 e podemos aguardar ansiosamente pela nova grade que a Toyota desenvolveu exclusivamente para os tupiniquins.
Por Lukas Cravo