Peugeot 1008 é ideia de mini-SUV abaixo do 2008

Marca prepara novo crossover de entrada, com aparência de SUV, para se manter atualizada com as tendências do mercado

  1. Home
  2. Segredos
  3. Peugeot 1008 é ideia de mini-SUV abaixo do 2008
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Peugeot 1008? Isso mesmo. Os carros urbanos perderam popularidade nos últimos anos - pouco no Brasil, mas bastante ao redor do mundo, especialmente na Europa. No lugar deles, vimos uma série de tentativas das fabricantes de aumentar sua rentabilidade - os SUVs foram uma delas, e bem certeira. Por isso a PSA já pensa em fazer o utilitário pequeno, alternativa menor e mais barata que o 2008.

O Peugeot 1008 seria um crossover compacto, algo do tamanho de Caoa Chery Tiggo 2 e Honda WR-V e ligeiramente maior e mais bojudo que hatches aventureiros como Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X. Com isso, ele substituiria o atual 108, o hatch que entrou em produção na Europa em 2014 com irmãos de plataforma Citroën C1 e Toyota Aygo e nunca chegou a ser vendido por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Peugeot 1008: plataforma CMP do novo 208

Segundo fontes ligadas à fabricante, o Peugeot 1008 vai utilizar a mesma arquitetura CMP modular do novo 208 e do futuro 2008, mas com redução de componentes para poder ser mais barato. Ele pode ter entre os motores da gama o 1.2 PureTech com 75 cv ou até 100 cv, no que depender da versão.

Até um e-1008 também tem sido considerado, já que, afinal, essa arquitetura é compatível com carros elétricos e esse tipo de proposta faz muito sentido em carros urbanos. Essa versão utilizaria bateria de 50 kW/h e entregaria 136 cv, com um alcance de 193 quilômetros no ciclo WLTP. Se o preço for atrativo, poderia se tornar um dos carros elétricos mais atraentes do mercado brasileiro.

Peugeot 1008 aposentaria o 108, hatch altinho lançado em 2014 que não veio para o Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Conforme relatado por alguns portais da mídia francesa, como o Caradisiac, o futuro Peugeot 1008 terá cinco portas e o mesmo número de assentos, embora com apenas 4,15 metros de comprimento (quase o mesmo tamanho que um Volkswagen T-Cross, embora menos alto) - portanto ele não será um crossover particularmente grande.

Se os dados das fontes estiverem corretos, o 1008 chegaria aos principais mercados europeus no final de 2021 ou início de 2022 e seria um produto extremamente interessante para o Brasil - mesmo que o 108 nunca tenha sido cogitado, um crossover com esse tipo de proposta faria total sentido para nós.

Conceito HR1 dá ideia de como seria o Peugeot 1008, SUV menor que o 2008 que poderia ter até versão elétrica
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge