Mesmo sem esperanças de vender a Santa Cruz - e depois de ter negado oficialmente a chegada da picape -, a Hyundai não quer desistir tão fácil da categoria que desde 2016 é liderada pela Fiat Toro.
Fontes ligadas à empresa confirmaram à equipe de reportagem do WM1 que uma picape feita com base no Creta vem sendo estudada. Ou melhor, "voltou" a ser pensada.
Isso porque no Salão do Automóvel de 2016 um protótipo chamado Creta STC chegou a ser mostrado pela Hyundai - que, naquela ocasião, era responsável só pelas vendas de HB20 e Creta.
Naquela mesma época, entre 2015 e 2016, Renault Oroch e Fiat Toro surgiam, nessa respectiva ordem, e criavam a categoria de picapes intermediárias, feitas para quem sonhava com as médias e achava as compactas apertadas. Sucesso estrondoso desde então.
Abaixo, trazemos fotos exclusivas do conceito, feita pela nossa equipe. Obviamente, uma nova picape - ainda tratada como projeto - não teria esse visual, já que o SUV Creta mudou recentemente lá fora e deve estrear a cara nova por aqui nos próximos anos.
É provável que esta nova picape, que vai mirar exatamente em Fiat Toro, Chevrolet Montana e até na Fiat Strada, seja totalmente diferente do Creta que conhecemos, já que sua estreia é estimada para 2026 ou 2027.
Ou seja, pode ser que esse projeto já chegue com uma reestilização de um modelo que ainda nem chegou por aqui.
A picape ainda está no início do desenvolvimento e tem planos de custar o que hoje encontramos na faixa dos SUVs compactos, ou seja, algo entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.
Portanto muito menos do que era cogitado pela Santa Cruz, uma picape intermediária em tamanho, mas que é feita sobre a base do Tucson, muito mais cara e inviável para ser competitiva em nosso mercado.
Nossa fonte afirmou que o projeto ganhou força depois que a Hyundai descobriu que a Volkswagen voltou a estudar o projeto da Tarok, conforme noticiado pela imprensa sul-americana.
A ideia é que ela seja feita em Piracicaba (SP), na fábrica onde são produzidos os modelos nacionais da HMB (Hyundai Motor Brasil), caso de HB20 e Creta.
Segundo nossa fonte, apesar do segmento ser dominado pela Fiat Toro, o modelo da Hyundai deve se basear nas dimensões da Chevrolet Montana para que possa ser competitivo nos dois andares - incluindo o da Fiat Strada.
Por conta disso, espere algo com cerca de 4,70 metros de comprimento, 1,66 m de altura, 1,80 m de largura e 2,80 m de entre-eixos - exatamente o tamanho da rival da GM.
A picape poderá usar o motor 1.6 turboflex de aproximadamente 170 cv que vem sendo preparado para o Creta.