A Fiat já definiu sua estratégia para entrar de cabeça no segmento de utilitários esportivos compactos, depois da turbulência provocada pela pandemia da covid-19. A marca italiana foca esforços no SUV do Argo, enquanto o crossover baseado no conceito Fastback sofrerá um pequeno atraso.
O SUV do Argo segue em testes, como nesse flagra de Rafael Schmidt (Carangos PB), e chegará entre setembro e novembro do ano que vem, já com o 1.0 turbo Firefly. O três-cilindros terá 12 válvulas - hoje são seis - e potência na casa dos 130 cv. O carro também trará o câmbio CVT - que vai estrear um pouco antes, na Strada. O modelo será o utilitário de entrada da Fiat para brigar na base do mercado.
Se fosse lançado hoje, o SUV do Argo teria preços por volta de R$ 80 mil até R$ 95 mil para concorrer com VW Nivus, Nissan Kicks, Ford EcoSport, Renault Duster, entre outros. Caberá ao utilitário esportivo derivado do Fastback atuar no andar de cima, com VW T-Cross, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Chery Tiggo 5X etc.
Só que esse SUV "maior" sofreu atrasos devido ao novo coronavírus - que afetou a agenda e programação de todos os fabricantes no país. A agenda inicial previa o SUV do Argo para primeiro trimestre de 2021 e o parente mais caro, para os últimos meses do ano que vem.
Porém, a versão de produção do Fastback ficou para meados de 2022. O crossover, contudo, virá com opção de motor 1.3 Firefly turbo, com potência na casa dos 170 cv.