VW Polo terá versão de entrada com desenho antigo

Hatch compacto passará por reestilização, menos a nova opção Track. Gol não sairá de linha, pelo menos de imediato

  1. Home
  2. Segredos
  3. VW Polo terá versão de entrada com desenho antigo
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A linha de entrada da Volkswagen vai levar uma sacudida em breve. Isso por causa da remodelação do VW Polo, prevista para entre o fim de 2021 e início de 2022 - na Europa, o hatch muda antes, no segundo trimestre deste ano. Tudo porque o compacto ganhará uma versão de entrada... com cara antiga.

Em uma conferência com investidores, a marca confirmou o lançamento do Polo Track como carro de entrada no Mercosul. Não foram dados mais detalhes sobre o modelo e a Volkswagen Brasil diz que não comenta o assunto, mas fontes ligadas a fornecedores dizem que o hatch manterá o design antigo, enquanto o restante da linha adotará o face-lift de meia vida - o modelo já foi flagrado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Tem mais: esse modelo poderá ter apliques "aventureiros" leves, como molduras nas caixas de rodas e detalhes escurecidos nos para-choques. Uma forma de diferenciar a versão de entrada e não fazê-la parecer tão "velha" em relação à gama renovada. O VW Polo em questão teria apenas o motor 1.0 aspirado de 84/75 cv.

Para a gente refrescar a memória, não é a primeira vez que a Volks usa essa estratégia: manter uma versão com desenho anterior de um modelo convivendo com o carro atualizado. Foi assim com diferentes fases do Gol. Outros fabricantes também fizeram isso a valer, como Fiat (com Palio Fire) e Chevrolet (Corsa Classic), só para ficar nesses exemplos.

Por falar em Gol...

VW Gol 2022: com 70 mil unidades vendidas em 2020, hatch será o modelo de entrada da marca
Crédito: Divulgação
toggle button

Pois é, com essa versão de entrada, como fica o Gol nessa brincadeira? O Polo mais barato pode ser o tempo que a Volkswagen precise para saber se prossegue com o projeto da nova geração do compacto - que estava prevista para 2022/23, mas foi suspensa - ou se deixa a função de veículo de entrada da marca para o Track.

Uma coisa é certa: pelo menos de imediato o Gol não sairá de linha com a chegada do Polo Track. O que vai acontecer com o veterano hatch é justamente perder as versões com motor 1.6.

O posicionamento ficaria assim, se fosse hoje - atenção, hoje, porque esses preços devem mudar a curto prazo:

  • O novo Polo de entrada começaria com preços iniciais de R$ 63 mil, enquanto a linha renovada partiria de R$ 70 mil com o mesmo motor 1.0 aspirado - hoje, a linha começa em R$ 63.490. Outra opção é deixar o Track na faixa entre R$ 63 mil e R$ 70 mil, e o novo Polo começaria já com o 1.6 16V de 120/110 cv - que hoje custa R$ 75.675.
  • O Gol, por sua vez, deixaria de ter as configurações 1.6 (com o velho EA111 de 104/101 cv) e 1.6 16V automática. Continuaria apenas com o 1.0 12V e aliviado em equipamentos para se manter nos R$ 57.030 atuais e brigar diretamente com o Chevrolet Joy. Por uma razão simples: o Polo Track não conseguiria ter preço tão "competitivo" como o do Gol - com o perdão da expressão.
  • E a Volkswagen não pode arriscar tirar de cena de uma hora para a outra um carro que emplacou mais de 70 mil unidades em 2020 - foi o quarto automóvel de passeio mais comercializado do país. Ainda mais que é um projeto com custo baixo.

    E Fox e Up?

    Rito do adeus: Up! não comemorará o Reveillón deste ano
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O Up! já está no corredor da morte há um bom tempo. Se manteve em linha em 2020 (quando vendeu pouco mais de 8 mil unidade o ano inteiro), graças a estoques de 2019. Passou a viver por aparelhos com a linha 2021, quando foi homologado para quatro pessoas para atender à nova legislação (de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes) e vendido em versão única. Não vira 2022.

    O Fox terá destino igual. Vendido apenas em duas versões, o veteraníssimo compacto (lançado em 2002) sobrevive pelo custo/benefício, já que parte dos R$ 58.190. Mas acaba em "conflito" com o Gol mais barato e com o futuro Polo Track. E as 20 mil unidades vendidas em 2020 não justificam sua manutenção em linha.

    Fox também não terá espaço dentro da gama compacta da marca após a chegada do VW Polo Track
    Crédito: Divulgação
    toggle button
    Comentários