O pânico de muitas pessoas em relação aos elétricos é ficar sem bateria. Além dos sistemas de carregamento rápido e autonomias cada vez mais generosas, outro movimento tenta minimizar a ansiedade dos motoristas. Agora, a Volkswagen faz robôs para carregar elétricos.
Funciona como um carregamento móvel. Em um estacionamento, em vez de estações fixas de carga, o robô móvel vai até o veículo. A máquina faz tudo sozinha: se comunica com o carro, abre a tampa do soquete de carga e faz a conexão e o desacoplamento do plugue - todo o processo ocorre sem qualquer interação humana.
A Volkswagen faz robôs para carregar elétricos que funcionam por meio de aplicativo ou de V2X, tecnologia de comunicação usada em carros semi-autônomos. O robô ainda está em fase de protótipos, obviamente, mas o objetivo é acabar com a necessidade de infraestruturas complexas para estações de carregamentos.
Segundo o fabricante, cada robô compacto é capaz de mover energia de cerca de 25 kWh. As máquinas também podem transportar diversos módulos de carregamento - ou seja, em uma pode carregar mais de um veículo.
O robô autônomo é equipado com câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos. A combinação desses sistemas permite, ainda, que ele se mova livremente e desvie de possíveis obstáculos.