#Fast ou #Fake: Virtus GTS, o esportivo na medida

Versão esportiva lançada em 2020 deu toque especial ao sedã da Volks, que acelerava de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos

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Lucas Cardoso
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O Volkswagen Virtus GTS foi lançado pela marca alemã em fevereiro de 2020. A missão do modelo era oferecer uma alternativa para os clientes que buscavam um carro espaçoso, mas também com um toque de esportividade.

A configuração tem mudanças visuais, de equipamentos e mecânicas, mas será que podemos o considerar um modelo #Fast? Ou será que ele seria um #Fake?

De cara, podemos dizer que o conjunto mecânico responde essa questão. Diferentemente das demais versões, o Virtus GTS usava o motor turbo 1.4 TSI que rendia até 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque.

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Virtus GTS era equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O sistema de transmissão responsável por enviar potência às rodas era o automático de seis marchas. Nesse caso, o câmbio manual poderia ser uma opção mais interessante dada a proposta, mas nada é perfeito.

Ainda assim, o Virtus GTS oferecia uma resposta satisfatória ao ato de pisar no acelerador. O sedã ia do zero aos 100 km em interessantes 8,7 segundos. Número bem melhor que os 9,9 das demais versões, que usavam motor 1.0 TSI. A velocidade máxima é de 210 km/h.

A suspensão do modelo também era um pouco mais firme, justamente para deixá-lo mais na mão em velocidades elevadas e curvas. Nesse quesito, o modelo priorizava a esportividade, o que acabava prejudicando o conforto.

Volkswagen Virtus GTS tinha interior com detalhes em vermelho, como as costuras dos bancos dianteiros
Crédito: Divulgação
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Saindo da parte mecânica, o visual do Virtus GTS colaborava para a proposta de modelo esportivo. Os detalhes na dianteira, como o filete vermelho na grade e faróis, além do para-choque com acabamento em preto brilhante, eram alguns desses elementos.  Da mesma forma, os retrovisores em preto e as imponentes rodas aro 18.

Por dentro, os bancos tinham padronagem esportiva, com encosto de cabeça fixo e apoios mais pronunciados. Os assentos eram revestidos em couro e costuras em vermelho. O tom também estava em detalhes na moldura das saídas de ar, no volante, na coifa do câmbio e no apoio de braço. Para completar, as pedaleiras da versão eram em aço.

Volkswagen Virtus GTS deixou de ser oferecido com a chega da linha 2023.
Crédito: Divulgação
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No seu lançamento, em fevereiro de 2020, o Virtus GTS chegou às lojas vendido por R$ 104.940. A versão esteve no portfólio da marca até o ano passado, mas foi substituída na nova linha do sedã, apresentada no início deste mês. Agora, a configuração mais potente se chamará Exclusive.

É uma pena, porque a configuração colocava sim o três volumes da Volkswagen no lado #Fast da nossa brincadeira.

Se você busca um Virtus GTS, no estoque da Webmotors, há 96 unidades da versão. Os preços do modelo variam de R$ 107.900 até R$ 148.780. Clique aqui e confira todas essas ofertas. Com certeza você irá encontrar o modelo perfeito para o seu gosto e bolso.

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