Lançado em 2012, o Hyundai HB20 ganhou no segundo semestre de 2019 uma nova geração (que na verdade é uma profunda reestilização do modelo lançado há nove anos) que estreou novos equipamentos de segurança e o então inédito motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível.
Apesar das atualizações mecânicas e de conteúdo, foi o visual controverso do compacto que mais chamou a atenção, e gerou opiniões polêmicas da crítica e dos consumidores.
Tanto o hatch HB20 quanto o sedan HB20S são comercializados com as motorizações Kappa 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas, em variantes aspirada e turbo.
O motor 1.0 aspirado e com injeção eletrônica multiponto entrega 75/80 cv de potência e 9,4/10,2 kgf.m de torque (gasolina/etanol), conectado a um câmbio manual de cinco marchas. Já o 1.0 turbinado e com injeção direta gera 120 cv e 17,5 kgf.m com qualquer combustível.
Na linha 2022, lançada em agosto de 2021, os Hyundai HB20 e HB20S deixaram de oferecer o motor de quatro cilindros Gamma 1.6 de 16 válvulas flex aspirado de 123/130 cv e 16/16,5 kgf.m. Esse propulsor ficou restrito à versão aventureira HB20X, com câmbio manual ou automático.
Desde as versões de entrada (HB20 Sense 1.0 e HB20S Vision 1.0), hatch e sedã são equipados de série com airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; Isofix; freios com ABS; ar-condicionado; direção elétrica; banco do motorista com regulagem de altura; vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico; computador de bordo com sete funções; sistema de som blueAudio com Bluetooth, streaming de áudio, portas USB; volante multifuncional; rodas de aço de 14 polegadas com calotas, entre outros itens.
As configurações mais caras ainda contam com o sistema BlueLink, que permite ao proprietário ter acesso à funções do carro à distância pelo celular. Estão incluídas funcionalidades como ligar e desligar o motor, travar e destravar portas, acionar o pisca-alerta ou alarme, e até definir algum período do dia em que o veículo não pode ser ligado ou circular.
Por fim, na versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo automática, hatch e sedã ainda adicionam chave presencial; faróis com acendimento automático e luz diurna de LED; faróis de neblina; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; rodas de liga leve de 15”; painel digital; ar-condicionado digital; antena do tipo barbatana; grade frontal com acabamento esportivo; maçanetas externas e internas cromadas; alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência; alerta de mudança de faixa e bancos revestidos de couro (marrom no HB20, cinza no HB20S).
Reunimos os valores das revisões programadas até os 50.000 quilômetros. Essas inspeções são feitas anualmente ou a cada 10.000 km rodados (o que ocorrer primeiro).
HB20 (a partir de R$ 67.890) e HB20S (a partir de R$ 75.590) com motor 1.0 e câmbio manual:
Total: R$ 2.554,76
HB20 (a partir de R$ 86.390) e HB20S (a partir de R$ 90.290) com motor 1.0 turbo e câmbio automático:
Total: R$ 2.776,06