É verdade que o Tiggo 7 teve forte queda em vendas no mês de março e acabou sendo ultrapassado por rivais que sequer ameaçavam, como o Volkswagen Taos. No entanto, a principal versão do modelo que desafiou em 2024 gigantes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross continua extremamente competitiva e atraente, especialmente para que busca custo-benefício.
Até o momento - e isso pode mudar do dia para a noite pois não sabemos o que passa pela cabeça dos estrategistas de mercado da Caoa Chery -, o preço do Tiggo 7 Sport segue com o mesmo preço de R$ 146.990.
Este valor não sofre qualquer alteração desde dezembro do ano passado, o que nos leva a crer que, em breve, um reajuste seja aplicado no valor do modelo. E de dezembro até agora, muitos de seus concorrentes diretos e indiretos aplicaram não apenas aumentos, mas também descontos para não perder vendas para o Tiggo 7, principalmente para a configuração de entrada Sport.
O Tiggo 7 Sport foi, sem sombra de dúvidas, o SUV mais temido pelos rivais em 2024. Lançada no final de fevereiro, a versão do SUV médio chegou com preço arrojadíssimo de R$ 134.990, valor que na época era o mesmo de SUVs de entrada, como Volkswagen Nivus, e mais barato que praticamente todos os SUVs compactos, como Hyundai Creta, Honda HR-V e Volkswagen T-Cross.
Com este valor, um alvoroço foi instalado no mercado brasileiro. De acordo com fontes ligadas ao mercado, muitos compradores de SUVs médio e compactos cancelaram suas compras para ir até uma concessionária da Caoa Chery para comprar o Tiggo 7 Sport. Tal frenesi provocou uma fila de espera enorme, que no auge atingiu a assustadora marca de 150 dias para a entrega do veículo fabricado na planta da marca em Anápolis, Goiás.
Muito desejado, o Tiggo 7 Sport rapidamente se tornou grande responsável por fazer do Tiggo 7 um dos SUVs médios mais vendidos. O Caoa Chery passou a ser figurinha carimbada no ranking dos carros mais vendidos no varejo, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Muitas vezes até na frente Compass e Corolla Cross, os arquirrivais da época.
E depois de segurar este preço competitivíssimo por cerca de seis meses, aumentos começaram a ser aplicados. Foram dois aumentos seguidos de R$ 5 mil cada, e depois um terceiro, em dezembro, de R$ 2 mil, deixando o Tiggo 7 Sport com preço de R$ 146.990.
Quando analisamos outros pontos, a vantagem da versão de entrada do Tiggo 7 ainda é vantajosa. O porte é um dos pontos fortes. Com 4,50 metros de comprimento, 2,67 metros de distância entre os eixos, 1,84 metro de largura e 1,70 metro de altura, o SUV da Caoa Chery é classificado como um SUV médio. Assim, disputa mercado diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O porta-malas tem capacidade para 525 litros.
Na mecânica, o Tiggo 7 também leva vantagem sobre os SUVs de entrada, fica em pé de igualdade com os SUVs compactos, mas perde um pouco para os SUVs médios. O motor é um 1.5 turbo de quatro cilindros, flex, que desenvolve 150 cv (etanol)/147 cv (gasolina) de potência máxima e torque de 21,4 kgf.m (e/g) a 1.750 rpm.
A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 10,4 segundos. Já os números de consumo são 6,9 km/l (e)/10 km/l (g) na cidade, e 8,3 km/l (e)/11,7 km/l (g) na estrada.
E quando o tema é equipamentos de série, o Tiggo 7 Sport vai bem: tem uma lista bastante extensa e interessante, mas que peca por não oferecer nenhum sistema de assistência ao condutor. Não tem controlador de velocidade adaptativo, frenagem de emergência ou mesmo sistema de alerta de saída de faixa.
Com relação aos custos de manutenção, o Tiggo 7 Sport também fica bem próximo de seus rivais - com exceção de Nivus e até T-Cross, que têm as três primeiras revisões gratuitas. As seis primeiras revisões periódicas do Caoa Chery têm um valor total de R$ 5.719,11.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade