O Volkswagen Polo foi o carro mais vendido de julho. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (2), o hatch registrou impressionantes 16.471 emplacamentos. O modelo da marca alemã já havia sido líder em junho.
Na segunda colocação ficou o Hyundai HB20, com 12.126 unidades vendidas. E em terceiro veio a Fiat Strada, com 10.387 emplacamentos. O Chevrolet Onix (10.260 emplacamentos) e o Fiat Mobi (8.582 emplacamentos) completam as cinco primeiras posições.
Os números de vendas em julho mostram que os resultados obtidos pelo Polo no mês anterior (junho) não foram um mero acaso. A força de venda do hatch obrigou, inclusive, a Volkswagen suspender o layoff que havia decretado para a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde é produzido o Polo Track, novo modelo de entrada da fabricante, e que foi lançado para substituir o Gol, que se aposentou.
A liderança do Polo, no entanto, não é uma surpresa. Em abril, o WM1 publicou uma matéria projetando essa liderança a partir de uma estratégia muito clara: colocar um carro mais básico no lugar do Gol para que a Volkswagen mantivesse, principalmente, números de vendas diretas relevantes, onde o antigo hatch mantinha bom desempenho.
Apesar de o Polo ter sido o carro mais vendido nos dois últimos meses, a Fiat Strada continua sendo o veículo mais vendido do Brasil em 2023. De janeiro a julho, segundo a Fenabrave, a picape fabricada em Betim (MG) acumula 60.933 emplacamentos.
Na segunda posição está o Chevrolet Onix, com 54.370 unidades vendidas, seguido de muito perto pelo Polo, com 54.193 – uma diferença de apenas 177 veículos.
Completando os cinco primeiros colocados estão o Hyundai HB20 (46.128 emplacamentos), em quarto, e o Chevrolet Onix Plus (42.138 emplacamentos) em quinto.