O Caoa Chery Tiggo 8 está entre nós. O SUV de sete lugares fabricado em Anápolis (GO) acaba de ser lançado oficialmente e chega às lojas nos próximos dias ao preço promocional de R$ 156.900 - o valor sobe para R$ 168.600 após o período de desconto. A estimativa da marca é ousada: emplacar 300 unidades do SUV por mês.
Devido à oferta de sete assentos, a Caoa Chery considera Volkswagen Tiguan AllSpace e Mitsubishi Outlander - dois utilitários esportivos também com sete lugares - como seus principais rivais, mas pela extensa lista de equipamentos e o preço competitivo (como todo carro de marca chinesa), é possível que ele abocanhe clientes até de Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Peugeot 3008 e cia.
Para cair nas graças do público brasileiro, o SUV recebeu uma série de cuidados. Tratado como o "maior, mais sofisticado e mais luxuoso modelo da empresa", ganhou motor 1.6 turbo com injeção direta totalmente novo, uma grande lista de equipamentos com muita tecnologia, diversos recursos de segurança e cuidado no acabamento.
Mas é importante destacar que, apesar da infinidade de tecnologias e equipamentos de requinte, não há qualquer recurso de assistência semi-autônoma ao motorista, como muitos modelos da categoria já oferecem.
Produzido sobre a plataforma T1X, a mesma de Tiggo 5X e Tiggo 7, ele é grandão: são 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Com as três fileiras de bancos em uso, a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fila sem uso, sobe para 889 litros. Já com as duas seções rebatidas, o volume vai a impressionantes 1.930 litros.
Vamos começar pelo bom nível de conteúdo que o carro traz de série. Ele será vendido em versão única - chamada TXS, sem opcionais - e posicionado acima do Tiggo 7, que atualmente custa perto de R$ 118 mil.
Entre os principais itens de destaque, o Tiggo 8 vai oferecer teto solar panorâmico com acionamento elétrico; quadro de instrumentos digital de TFT de 12,3"; central multimídia com tela flutuante de 10,25"; banco do motorista com ajuste elétrico; direção elétrica; controlador de velocidade (convencional); carregador de celular sem fio; ar-condicionado automático e duas zonas de resfriamento - que inclui uma saída para a segunda fileira de bancos.
Além disso, recebe acabamento soft-touch com luz ambiente; faróis e lanternas full-LED; faróis com ajuste de altura; chave Keyless (que abre e tranca o carro automaticamente); botão de partida; rodas de 18"; acionamento remoto do motor e do ar; porta-objetos central com refrigeração; três entradas USB; sensor de chuva; sensor crepuscular e câmera 360 graus para auxílio em manobras.
O teto solar com abertura e fechamento elétricos surpreende. A área pode ser aberta totalmente ou de forma inclinada, e o conjunto ainda tem uma persiana de teto possível de ser operada de forma independente e igualmente receber comandos elétricos.
O pacote de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas, como seis airbags (frontais, laterais e de cortina); controles de estabilidade e tração; sensor de monitoramento de ponto cego; assistente de partida em rampa; controle eletrônico de descida; freio de estacionamento eletrônico por botão; sistema auto-hold (segura o carro em congestionamentos mesmo que você tire o pé dos freios) e monitor de temperatura e pressão dos pneus.
Por baixo, há discos de freios ventilados nas quatro rodas com sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuidor da força de frenagem) e suspensão independente nos dois eixos. Por dentro, cintos de segurança de três pontos para cinco passageiros e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Resultado: de acordo com o C-NCAP (órgão que mede a segurança dos carros na China), o Tiggo 8 recebe a certificação máxima de cinco estrelas.
Chegou a hora de falar do inédito motor 1.6 Acteco TGDi, que, de acordo com os executivos da Caoa Chery, foi desenvolvido exclusivamente para o modelo. Com quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível (somente gasolina) e sincronismo variável de válvulas (VVT), ele rende 187 cv e 28 kgf.m de torque (entre 2.000 e 4.000 rpm).
O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com sete marchas, e oferece possibilidade de trocas manuais pela alavanca tipo "joystick" no console.
Com a chegada do Tiggo 8, a Caoa Chery forma uma linha de utilitários composta por Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7. Há espaço para mais, quem sabe um SUV-cupê? Quando questionado pelo WM1, Márcio Alfonso, CEO da Caoa, disse que sim.
"Sempre há espaço para novidades. A ideia é mostrar que o portfólio da Chery pode crescer ainda mais nesse segmento para demonstrar nossa tecnologia", revelou o executivo.
O Caoa Chery Tiggo 8 será vendido com quatro opções de cores: branco (perolizado), preto, prata e cinza (metálicas) e terá três anos de garantia total e cinco anos para motor e câmbio.