Conforme adiantado essa semana pelo WM1, a Toyota resolveu acelerar seus investimentos no segmento de SUVs. Depois de apresentar a nova geração do RAV4 e os inéditos Raize e Yaris Cross, a marca anunciou oficialmente o Corolla Cross.
O SUV médio é cotado para ser fabricado no Brasil e encarar o Jeep Compass. Além do líder desse segmento, o Corolla Cross terá como rivais o futuro Volkswagen Tarek e Ford Territory. O lançamento por aqui deve ficar para 2021.
Como o nome sugere, o modelo é baseado no consagrado sedã, que já tem 54 anos de mercado. Pra isso, divide a plataforma TNGA com o Corolla convencional. Assim, a motorização também é oriunda do irmão tradicional.
Na Tailândia, primeiro mercado a recebê-lo, o Corolla Cross tem duas opções de motores: 1.8 de 140 cv e 17,8 kgf.m de torque, além da opção híbrida já conhecida dos brasileiros, associado a um motor 1.8 de 98 cv e um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Equipamentos e preços não foram divulgados.
Em termos de medidas, o SUV tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, menor que o Corolla sedã, mas nas mesmas medidas do Compass, seu grande rival.