Há pouco dias publicamos aqui a chegada da novíssima geração da superesportiva Honda CBR 1.000 RR-R Fireblade SP ao mercado brasileiro. Agora, do outro lado do mundo vem outra notícia interessante sobre a Fireblade: a Honda lançou uma série comemorativa dos 30 anos de estrada do modelo!
Pois é, para quem não sabe a esportiva japonesa já é uma balzaquiana: lá se vão 30 anos devorando asfalto - no começo, ela se chamava CBR 900 RR. E para comemorar a data redonda, a Honda resolveu pintar a atual geração da mesma forma que a primeira - aquela com linhas mais sinuosas, dois faróis redondos lá na frente e um charme que permanece intacto até hoje.
A moto está em exibição no Salão de Milão, o maior evento de duas rodas do mundo, que acontece na Itália e vai até o próximo dia 28. Mais que uma simples novidade, é interessante ver que a pintura original mescla as cores branca, vermelha e azul que são usadas pela Honda até hoje em seus principais modelos - e que são as cores oficiais da divisão de competição HRC.
O nome oficial da versão é Honda CBR 1.000 RR-R Fireblade SP 30th Anniversary Edition. Além da pintura especial, que "reinterpreta" a original, tem adesivos exclusivos, banco com forração na cor azul, animação especial no painel de TFT no momento da ignição e o logotipo "30th Anniversary".
De resto, é a Fireblade de última geração que foi lançada no mercado brasileiro há poucos dias. Tem motor de quatro cilindros em linha com 998 cm³, 216,2 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgf.m de torque a 12.500 rpm e um festival de grifes que compõem especificações de altíssimo nível - unidade de medição inercial IMU de seis eixos da Bosch alemã, suspensões ajustáveis da Öhlins sueca, freios da Brembo italiana e escape da Akrapovic eslovena, entre outros -, além de uma eletrônica embarcada de última geração, que mostra até o ângulo de inclinação da moto nas curvas.
A Honda CBR 1.000 RR-R Fireblade SP está à venda no Brasil por R$ 159.000. Por enquanto não há planos de trazer para cá a versão comemorativa de 30 anos.