Honda lança linha 2023 de CB 500F e CB 500X

Modelos exibem mudanças técnicas relevantes em suspensões, freios e faróis, e evoluem principalmente na segurança

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda lança linha 2023 de CB 500F e CB 500X
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançadas em 2014 e reconhecidas pela boa relação custo/benefício, as Honda CB 500F e CB 500X acabam de ganhar a linha 2023. E trazem algumas novidades bem interessantes. Para começar, as duas ganharam suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo Separated Function Fork Big Piston (SFF-BP - mola de um lado, trabalho hidráulico com óleo do outro). A fixação desta nova suspensão à coluna de direção trouxe novos pares de mesas, exclusivas para cada um dos modelos.

Honda Cb 500f 2023 EstÁtica (18)
CB 500F é a porta de entrada para o mundo das naked fortes. O belo design é coisa de gente grande!
Crédito: Divulgação
toggle button

Lá atrás, a balança de suspensão foi redesenhada, ganhou uma barra transversal de reforço e ficou 1,1 kg mais leve - a chapa de aço, agora, tem espessura de 2 mm, contra 2,3 mm de antes. Apesar do menor peso, a Honda diz que a peça ficou mais resistente à torção e exibe mais flexibilidade lateral, o que melhora a maneabilidade da moto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já o conjunto mola-amortecedor no monochoque traseiro continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para ficar mais adequado à nova suspensão dianteira e à balança redesenhada.

Honda Cb 500x 2023 EstÁtica (4)
A CB 500X é uma crossover quase trail. Bonita, eficiente e versátil, é o melhor projeto da linha CB 500
Crédito: Divulgação
toggle button

Outra alteração importante foi feita nos freios dianteiros das duas, que agora têm disco duplo do tipo wave com 296 mm de diâmetro - antes eram simples, também wave, de 310 mm. O conjunto tem cálipers com quatro pistões e fixação radial na F, e dois pistões e fixação axial na X.

A CB 500F também exibe novas rodas, mais leves, com cinco raios em formato de "Y", que calçam pneus 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.

Na CB 500X apenas a roda dianteira foi modificada, para receber o novo par de discos de freio. Além disso, agora tem raios mais estreitos, o que a deixou mais leve. Nela, continuam os pneus de uso misto nas medidas 110/80 R19 na dianteira e 160/60 R17 na traseira.

As alterações geraram mudanças na distribuição de peso das motos. Na CB 500F, foi de 46,8% na frente e 53,2% atrás para 49,7% e 50,3%, respectivamente. Na CB 500X, passou de 48% e 52% para 48,7% e 51,3%. Com melhor distribuição de peso, a Honda diz ter aprimorado a maneabilidade das motos, inclusive com mais aderência do pneu dianteiro.

Honda Cb 500f 2023 Detalhes (3)
Os faróis não sofreram mudança no design, mas lá dentro a iluminação de LED foi melhorada
Crédito: Divulgação
toggle button

No design, as únicas mudanças visíveis estão nos faróis full-LED, que foram aperfeiçoados em busca de uma melhor distribuição dos fachos de luz baixo e alto, e nos novos piscas dianteiros. A F, porém, também recebeu novas pedaleiras de alumínio.

Os tanques de ambas, contudo, não mudaram nem em desenho nem em capacidades: a F continua com capacidade para 17,1 litros, o que proporciona uma autonomia superior a 450 km. E a X leva 17,7 litros, com autonomia próxima aos 480 km.

O painel das duas também é o mesmo, do tipo "blackout" e todo digital com tela de LCD. Na CB 500F, porém, exibe indicador de marcha engatada e tem ajuste de shift-light - aquela luzinha que pisca para indicar o momento ideal para a troca das marchas. De fábrica, vem programada para piscar em 8.750 rpm, mas pode ser ajustada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 rpm aos 8.750 rpm.

Honda Cb 500f 2023 Detalhes (9)
O freio dianteiro das duas motos deixou de ter disco simples e passou a ter disco duplo
Crédito: Divulgação
toggle button

Assim como o chassi, nas duas o motor - que é o mesmo - também não mudou: continua o eficiente bicilíndrico de 471 cm³ com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), balancins roletados e refrigeração a água - mas o radiador é novo, mais leve. O propulsor, porém, ganhou um recalibragem na injeção, para melhorar a sensação de torque. A potência e o torque, contudo, são os mesmos de antes - 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,5 kgf.m a 7.000 rpm.

O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente e embreagem deslizante e assistida.

Honda Cb 500x 2023 EstÁtica (12)
Igual nas duas, o painel é nosso velho conhecido - aquele com tela de LCD e fundo "blackout"
Crédito: Divulgação
toggle button

As Honda CB 500F e CB 500X 2023 têm garantia de três anos sem limite de quilometragem, e as venda começam agora em maio. Os preços sugeridos são de R$ 39.100 para a F e de R$ 41.600 para a X, sem frete. A F 2023 vem nas cores vermelha, prata metálica e cinza fosca, e a X 2023 tem as opções vermelha, prata metálica e verde fosca.

Comentários