Conforme antecipamos aqui no WM1 há cerca de três meses, a nova BMW R 1300 GS finalmente foi lançada para substituir a big trail R 1250 GS. O lançamento mundial da moto acontece hoje (28) em Berlim (Alemanha), na inauguração do novo museu BMW Motorrad Welt, como parte das celebrações dos 100 anos da marca.
A BMW Motorrad decidiu implementar um visual quase completamente novo para a nova R 1300 GS, o que também refletiu em uma redução de peso de 12 quilos em comparação ao modelo anterior.
A peça central da nova BMW R 1300 GS é, mais uma vez, o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando.
Com exatos 1.300 cm³, o propulsor entrega uma potência de 145 cv a 7.750 rpm e desenvolve um torque máximo de 15,1 kgf.m a 6.500 rpm. Em outras palavras, o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.
No centro do novo chassi está a estrutura principal em chapa de aço. Além de ser significativamente otimizada em termos de espaço de instalação, também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo antecessor.
Já no quadro traseiro, a estrutura tubular de aço anterior foi substituída por uma construção em alumínio fundido. De acordo com a marca, as novas suspensões, na roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível, e na roda traseira EVO Paralever revisada, proporcionam maior precisão e estabilidade de pilotagem.
A moto tem ainda um novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica (DAS - Dynamic Suspension Adjustment ), como equipamento opcional de fábrica, com adaptação dinâmica de amortecimento e taxa de retorno, assim como compensação de carga. Além disso a nova BMW R 1300 GS tem também controle adaptativo de altura da moto e suspensão esportiva como equipamento opcional de fábrica.
Os quatro modos de pilotagem agora são itens de série na R 1300 GS. Os modos de pilotagem “Rain” e “Road” permitem que a moto se adapte à maioria das condições da estrada. Já com o modo “Eco” é possível atingir a autonomia máxima com um único tanque de combustível, enquanto o modo adicional “Enduro” permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização off-road.
A nova motocicleta da BMW está equipada com faróis LED Matrix de série com design inovador (confira na galeria de fotos), unidades de LEDs de última geração com geometria redonda, indicadores de seta integrados nos protetores de mão e Headlight Pro como equipamento opcional de fábrica.
A BMW R 1300 GS está recheada de auxílios eletrônicos e assistentes de pilotagem, com destaque para controle ativo de cruzeiro, alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa.
A moto está disponível nas versões Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana, além do modelo padrão. O preço, assim como a disponibilidade no mercado brasileiro, ainda não foram divulgados.
“Com a nova BMW R 1300 GS, vamos mais uma vez surpreender a concorrência. Isso se define por uma propagação ainda mais ampla da gama de produto, enquanto reduzimos a complexidade e o peso da motocicleta, combinado com o foco em equipamento, permitindo que a essência do motor boxer apareça de forma ainda mais surpreendente. Com um novo motor, capacidade de manobra acima da média e impressionante qualidade de pilotagem, a BMW R 1300 GS vai estabelecer um novo ritmo, tanto dentro quanto fora da estrada”, afirma Thilo Fuchs, Head de Modelos com Motores Boxer de Refrigeração Líquida.