Pouco mais de um ano depois de lançar o Arrizo 6 no mercado brasileiro, a Caoa Chery começa a vender o Arrizo 6 Pro, uma variante reestilizada e mais equipada do sedã que ficará posicionada acima da atual versão GSX. A estratégia é semelhante à adotada no SUV compacto Tiggo 3X, que utiliza a designação Pro em sua configuração topo de linha para se diferenciar do Tiggo 2.
Com preço promocional de R$ 134.990 (o valor será aumentado posteriormente para R$ 139.990), o Arrizo 6 Pro estreia no Brasil o visual adotado na China no final do ano passado. As mudanças, concentradas na dianteira e na traseira, vêm acompanhadas de itens de sensor de ponto cego nos retrovisores e no painel, quadro de instrumentos digital e nova central multimídia (ambos com telas de 10,25 polegadas) com câmeras de alta resolução com visão em 360º para auxiliar em manobras.
Esses itens complementam o pacote de equipamentos de série, que já inclui seis airbags; controles de estabilidade e tração; Isofix; freios a disco nas quatro rodas com ABS; faróis e lanternas de LED com acendimento automático; chave presencial com acionamento do motor à distância; ar-condicionado com saídas para o banco traseiro; retrovisores com rebatimento elétrico; rodas de liga leve de 17 polegadas; teto solar elétrico; entre outros.
O “antigo” Arrizo 6 2021 continua em linha, ofertado por R$ 117.990. O modelo 2022 parte de R$ 121.990 por ser equipado com a nova central multimídia que espelha a tela de celulares por meio do Android Auto. Antes, o equipamento só projetava smarphones iOS pelo sistema Apple CarPlay.
De resto, o sedã não sofreu alterações estruturais ou de motorização. O Arrizo 6 Pro será produzido na fábrica da Caoa Chery, em Jacareí (SP), a partir da plataforma MX1. Sob o capô, o sedã manteve o 1.5 turbo flex de quatro cilindros e o câmbio automático CVT com simulação de nove marchas.
O propulsor, compartilhado com outros modelos da marca, entrega 147 cv de potência com gasolina ou 150 cv quando abastecido com etanol (a 5.500 rpm). O torque máximo de 21,4 kgf.m é atingido a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.
No Arrizo 6 Pro, a Caoa Chery conseguiu tornar ainda mais atraente um desenho que já era bastante agradável. O sedã ganhou um ar mais imponente com a grade hexagonal embutida no para-choque, remodelado com novas tomadas de ar e molduras das luzes diurnas em LED redesenhadas.
Já a traseira é a parte que mais mudou. As lanternas, que antes eram ligadas por um friso cromado, no Arrizo 6 Pro ganharam formato mais retilíneo e são conectadas por uma peça preta brilhante. A placa foi deslocada do para-choque para a tampa do enorme porta-malas de 570 litros, o que confere ao sedã alguma semelhança com o Kia Cerato.
Por dentro, o Arrizo 6 Pro apresenta um nível de acabamento acima da média do segmento, com montagem bem executada e a aplicação de materiais macios ao toque sobre o painel e nas portas.
Em relação ao Arrizo 6, o novo modelo adiciona regulagem elétrica para o banco do motorista, além dos já citados painel digital e central multimídia com tela maior. A adoção da nova multimídia, aliás, obrigou a substituir por botões físicos os comandos digitais do ar-condicionado. O console central também foi atualizado com um porta-objetos à frente da alavanca do câmbio, porta-copos duplos e botões do freio de estacionamento eletrônico e do volume da multimídia.
Outro detalhe exclusivo do Arrizo 6 Pro é o volante de base achatada. A peça proporciona boa empunhadura durante a condução do veículo, mas bem que poderia ter regulagem de distância, além do ajuste de altura.
Quando rodamos com o sedã, o carro agrada pela suspensão confortável e pela direção elétrica bastante leve em manobras. Embora seja um carro bem construído e bom de guiar, é possível notar que o Arrizo 6 Pro tem uma dinâmica um pouco menos afinada que a dos concorrentes japoneses Honda Civic e Toyota Corolla. O modelo da Caoa Chery, por exemplo, tende a inclinar mais em curvas rápidas e não instiga tanto o motorista a uma condução mais ousada, isso deixa claro que se trata de um carro que prioriza o conforto dos ocupantes.
Por outro lado, o motor 1.5 turbo entrega desempenho bastante satisfatório e mostra boa agilidade no trânsito urbano e em retomadas na rodovia. A impressão que tivemos durante o teste-drive de cerca de 200 quilômetros é que o Arrizo 6 Pro é ligeiramente mais esperto que os concorrentes equipados com motores 2.0 aspirados.
O bom aproveitamento da força do propulsor turbinado também pode ser creditado ao moderno câmbio CVT, bem calibrado para a proposta do carro. Embora simule nove marchas, a transmissão opera somente até a oitava. A nona marcha tem de ser “engatada” no modo manual na alavanca, e assim funciona como overdrive para economizar combustível – bem que a Caoa Chery poderia ter incluído as aletas no volante para executar essa função.
Bem equipado, o Arrizo 6 Pro tem credenciais para atrair novos consumidores para a marca, mas a Caoa Chery sabe que os compradores de sedãs médios são mais conservadores e ainda levam muito em consideração a tradição do fabricante em nosso mercado. Para cativar a clientela, a Caoa oferece algumas condições especiais, como o seguro do veículo por R$ 2.299, valor que pode ser parcelado em até 10 vezes.
Mesmo assim, a empresa projeta vender cerca de 200 unidades por mês do Arrizo 6 Pro, além das outras 300 do Arrizo 6, para atingir o patamar de 500 carros mensais. Atualmente com 2,3% de participação, a Caoa Chery aposta mesmo é na boa aceitação da linha de SUVs para continuar a aumentar sua fatia no mercado.
Teste-drive a convite da Caoa Chery