A Audi do Brasil anunciou nesta quarta (11) a pré-venda do novo Q7, o SUV de luxo de sete lugares da marca - que já pode ser encomendado na rede de mais de 40 concessionárias da empresa no país.
O utilitário ganha visual renovado, tecnologias inéditas e mantém a extensa lista de equipamentos e o generoso espaço na cabine para até sete passageiros. Pela primeira vez, pode receber os faróis HD Matrix LED com laser como farol alto adicional e luzes diurnas digitais com assinaturas selecionáveis. O preço sugerido é de R$ 691.990.
"O novo Audi Q7 reúne o que temos de mais avançado em tecnologia, conforto, comportamento dinâmico e versatilidade. Estamos orgulhosos de trazer ao mercado brasileiro o modelo renovado, que deverá seguir a sua trajetória de sucesso no segmento para quem busca um veículo de alto luxo com sete lugares", afirma Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
A história do Audi Q7 teve início em 2003, quando o modelo apareceu ainda como carro-conceito no Salão de Detroit (EUA). Desde então, se manteve fiel às suas virtudes. A primeira geração do SUV foi apresentada no Salão de Frankfurt de 2005, ano que coincidiu com a celebração do 25º aniversário da tração integral permanente quattro da empresa.
Essa primeira geração logo se tornou um marco entre os SUVs de porte avantajado: eram mais de cinco metros de comprimento e entre-eixos de aproximadamente três metros, o que permitia levar com conforto até sete ocupantes e oferecer porta-malas de até 2.035 litros, com bancos rebatidos.
De 2008 a 2012, o Q7 chegou a usar um motor V12 com 500 cv e 102 kgf.m de torque. Até ao final da produção da primeira geração, que durou de 2006 a 2015, o Q7 já havia conquistado mais de 550 mil clientes.
O novo Audi Q7 ganha o design mais recente da empresa, com clara inspiração no do Q8, seu "irmão" de cinco lugares. Tem aspectos minimalistas, superfícies limpas e amplo volume.
Na frente, a grade chamada de singleframe tem design octogonal e detalhes verticais no interior da "colmeia". O visual é reforçado pelas novas entradas de ar e molduras repaginadas na arquitetura do veículo. A traseira, porém, é a parte que menos muda: só nova disposição de luzes nas lanternas.
O novo Q7 é equipado com o motor V6 3.0 de 340 cv e 51 kgf.m de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, claro, é integral da grife quattro. Com esse conjunto, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 5,6 s e pode chegar à velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).
Por dentro, muito luxo, tecnologia e materiais nobres. Sobre o espaço, anote os dados: a depender da posição dos bancos traseiros, o porta-malas oferece volume entre 780 litros e 1.908 litros (bancos reclinados). A abertura do porta-malas é automática e pode ser feita com o movimento dos pés.
Os sistemas de suspensão, direção, tração e frenagem são de última geeração. O modelo oferece suspensão a ar adaptativa - que, conforme as preferências do motorista, pode ajustar sua altura em até 60 milímetros. Na estrada, ela baixa automaticamente até 30 mm, dependendo da velocidade.
O SUV ampliou a sua lista de itens de série com equipamentos que antes eram oferecidos como opcionais.
Internamente, o modelo recebe o kit S Line, composto por logotipos S nos bancos, volante e pedaleira e ainda pelo revestimento do teto na cor preta. Externamente, tem logos em Audi Rings 2D e gravura na coluna B.
De série, vem com rodas de 22 polegadas da Audi Sport (com acabamento em cinza platina fosco), acabamento exterior em High Gloss (alumínio com itens escurecidos) e três novas cores disponíveis: Vermelho Chili, Azul Ascari e Bege Ouro Sakhir.
Na parte de conforto e conveniência, o novo Q7 vem com ar-condicionado automático de quatro zonas; pacote de luzes customizáveis de 30 cores; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; teto solar elétrico panorâmico "Open Sky" e volante em couro e multifuncional com shift-paddles e aquecimento.
Já em termos de segurança o SUV oferece airbags laterais, dianteiros e de cabeça; assistente de troca de faixa, de tráfego traseiro e exit warning; Audi pre sense dianteiro e traseiro; câmera 360° com Park Assist e auxílio de estacionamento; controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com Active Lane Assist e assistente de emergência.
Na parte de tecnologia, o carro é equipado com faróis full-LED Matrix; sistema de assistência elétrica com bateria de 48V – que conhecemos como híbrido leve, ou MHEV, na sigla em inglês. Esse sistema pode, dependendo do estado ou cidade, trazer benefícios como desconto em impostos e isenção em rodízios.
O sistema de entretenimento é da Bang & Olufsen, em 3D, com 19 alto falantes e 730 Watts. Além disso, o SUV vem com o Audi virtual cockpit, MMI Navegação com MMI touch response e carregador de celular sem fio.
Os equipamentos opcionais são: eixo traseiro dinâmico; head-up display (HUD); Night Vision (Visão noturna); capa do retrovisor em carbono; e faróis digital MATRIX HD com laser e lavadores de farol.