Audi Q6 nasce e chega este ano ao Brasil

Prometido desde o ano passado, SUV que será posicionado entre o Q4 e o Q8 e-tron começa a pintar nas lojas ainda em 2024

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi Q6 nasce e chega este ano ao Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Conforme prometido no final do ano passado, nasce mais um membro da família e-tron: o Audi Q6, que vem sendo revelado esta semana ao redor do mundo e chega às lojas na virada do semestre.

As vendas começam nas próximas semanas e a Audi do Brasil está no meio - por aqui, o carro deve chegar até o fim de 2024. Inicialmente, o SUV terá duas versões, ambas com tração nas quatro rodas.

Ligeiramente maior que o Q5 (que a partir de agora é seu irmão com motor a combustão - os pares serão 100% elétricos, enquanto os ímpares serão híbridos), o Q6 promete oferecer 387 cv na versão inicial e 516 cv na SQ6.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Audi Q6 é exatamente a metade do caminho entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron
Crédito: Divulgação
toggle button

A configuração de entrada terá duas baterias, uma de 79 kWh e outra com 95 kWh; já o SQ6 usará só a bateria maior. É por isso que a autonomia do mais "fraco" é maior: 625 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP, contra 585 quilômetros na variante de maior performance.

Para o Brasil, espere uma redução de cerca de 30% de acordo com o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ou seja, algo perto de 437 quilômetros e 409 quilômetros, respectivamente.

A promessa da marca é de que o Q6 possa ser recarregado de 10% a 80% em 21 minutos se espetado em carregadores DC (corrente contínua) de 270 kW - graças à arquitetura de 800 volts.

Mesmo assim, ele deve ser vendido com carregadores de bordo do tipo AC (de corrente alternada) - de 11 kW como item de série e de 22 KW como opcional.

Audi SQ6 tem 516 cv e promete arrancada de superesportivo, mas a autonomia é menor que a do Q6
Crédito: Divulgação
toggle button

Audi Q6: algo perto de R$ 500 mil

Feito sobre uma plataforma totalmente nova - a Premium Platform Electric (PPE), que também dará origem à versão totalmente elétrica do Porsche Macan -, o carro tem visual agressivo, cheio de vincos modernos e ao mesmo tempo elegante.

As rodas poderão ter 18, 19, 20 ou 21 polegadas e os faróis serão todos em OLED, inclusive na traseira - que tem lanternas que se ligam geometricamente pela tampa do porta-malas (tendência estética dos novos lançamentos, conforme já mostrado pelo WM1).

Por dentro, espere muito luxo e tecnologia. O Q6 terá três telas no painel, sendo que a do quadro de instrumentos e a da central multimídia serão interligadas por uma super estrutura curvada - outro recurso que tem virado moda em carros premium.

Audi Q6 terá três telas no painel, além de acabamento de primeira e muita segurança
Crédito: Divulgação
toggle button

O cluster terá 11,9", enquanto a tela central deverá ter 14,5" - ambas são em OLED, assim como faróis e lanternas. A terceira tela terá apenas funções básicas para que possa receber comandos do carona.

Todo o sistema será baseado na tecnologia Google Automotive. Ele promete oferecer ao motorista todos os pontos de carregamento e quais estão ocupados e/ou pré-aquecendo a bateria.

Quase todos os controles prometem ser integrados à tela tátil central, inclusive o controle climático, menos os comandos de volume e as luzes de emergência. O Q6 ainda terá dois porta-malas, sendo 526 litros no de trás e 64 l sob o capô.

Lá fora, ele custa iniciais 79 mil euros (aproximadamente R$ 430 mil em conversão direta) e pede 97 mil euros na versão SQ6 (R$ 530 mil). Por aqui, espere por algo entre R$ 500 mil e R$ 650 mil, o que o posicionaria exatamente entre os preços do Q4 (que também chega em breve) e do Q8 e-tron - que hoje começa em R$ 669.990.

Preços devem ficar entre R$ 500 mil (onde terminará o Q4) e R$ 650 mil (onde começa o Q8)
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários