É triste, mas verdade: o último Audi R8 - uma unidade cupê na cor amarela - foi feito na semana passada e encerrou a história de 17 anos do superesportivo, nascido em 2007.
Com sua partida, a Audi deixa oficialmente de ter cupês esportivos, pois o TT também se despediu, no final do ano passado.
A última unidade em questão saiu da linha de montagem na segunda-feira (25) e será incorporada ao museu da empresa, que fica em Ingolstadt, na Alemanha.
Seu fim, no entanto, já havia sido anunciado, no final de 2023 - a extensão da produção até o fim de março aconteceu, curiosamente, devido a uma alta na procura.
Segundo a Audi, as vendas do superesportivo cresceram 49% depois do anúncio de sua despedida.
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Com a saída de cena do R8, a Audi deixa oficialmente de comercializar o super motor V10 5.2 de 610 cv de potência e 57,1 kgf.m de torque - que agora passa a ser usado apenas pelo Lamborghini Huracán.
Aliás, o supercarro de entrada da marca italiana também deve deixar de ser vendido este ano, encerrando de vez a história do motor de dez cilindros.
No Audi R8, o V10 conseguia entregar uma aceleração de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e fazer o carro atingir 330 km/h de velocidade máxima. O câmbio era automatizado de dupla embreagem, com sete marchas, e o sistema de tração era integral, da grife quattro.
A história do Audi R8
Foram 17 anos de vida, de 2007 a 2024, sem atingir a maioridade. Abaixo, fizemos uma rápida linha do tempo sobre essa história. Confira:
2003: apesar de ter nascido só em 2007, foi um conceito apresentado no Salão de Frankfurt de 2003, chamado Audi Le Mans Quattro, que deu origem ao bólido. Eram quase o mesmo carro.
2007: quando foi apresentado, o R8 tinha motor V8 de 4.2 litros, capaz de render 500 cv de potência e fazê-lo arrancar de zero a 100 km/h em 3,8 segundos. A plataforma era a mesma do Lamborghini Gallardo, considerado por especialistas como seu "irmão"
2008: no Salão de Detroit daquele ano, uma versão com motor V12 turbodiesel foi apresentada, com 630 cv. Não saiu do status de conceito
2008: em dezembro daquele mesmo ano o carro recebia o motor V10, que na época entregava 540 cv ou 610 cv na versão mais forte. A velocidade máxima passava a ser de 370 km/h.
2008: tudo naquele ano! Ainda em 2008, o Audi R8 aparecia no primeiro filme do Homem de Ferro - e depois voltaria a aparecer no segundo e no terceiro filme da franquia do Iron Man.
2009: o carro volta a ser estrela de cinema quando aparece no filme "Transformers: Revenge of the Fallen".
2015: surge a segunda geração do modelo, agora feita sobre a plataforma do Lamborghini Huracán. Nessa segunda fase, só usava o motor V10 e deixava de ter câmbio manual.
2015: no mesmo ano, no Salão de Genebra, a Audi mostra a versão totalmente elétrica do R8, que foi chamada de Audi R8 e-tron e nunca chegou a ser produzida em série.
2018: um facelift de meia-vida surge três anos depois da chegada da segunda geração (cinco nos EUA, portanto em 2020), com alguns ajustes visuais.
2024: com uma vasta lista de séries especiais e até extensão de produção depois do anúncio de sua despedida, o último R8 sai da linha de montagem de Heilbronn e vai direto para o museu da marca.